Por Larissa Lopes
Duas produções do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM venceram a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) da Região Sudeste, e concorrerão à etapa nacional do prêmio em dezembro.
Dentre os ganhadores estão os trabalhos “NEGRETUE: Clube da Preta, afroconsumo e comunicação como ferramentas de resistência” e “Por trás dos rótulos: sabor, consciência e atitude. Um plano de comunicação para o Quincho Cozinha & Coquetelaria”. Os dois projetos são resultados dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), defendidos em 2019, e orientados pela Profa. Dra. Fernanda Elouise Budag, da FAPCOM.
Categoria: Campanha Publicitária
Trabalho vencedor: “Seu corpo no mundo é resistência: NEGRETUE”
Aluno líder: Maiara Santos Nerís
Integrantes: Anderson Rocha Araújo, Luan Gustavo Brito da Silva, Maiara Santos Nerís e Mariana da Silva Menezes
Categoria: Pesquisa Mercadológica
Trabalho vencedor: “NEGRETUE: afroconsumo e comunicação como ferramentas de resistência”
Aluno líder: Mariana da Silva Menezes
Integrantes: Anderson Rocha Araújo, Luan Gustavo Brito da Silva, Maiara Santos Nerís e Mariana da Silva Menezes
Categoria: Produção publicitária audiovisual para internet
Trabalho vencedor: “Por trás dos rótulos: sabor, consciência e atitude. Um plano de comunicação para o Quincho Cozinha & Coquetelaria”
Aluno líder: Glayser Silva Ramos
Integrantes: Ana Carolina Souza de Oliveira, Glayser Silva Ramos, Pedro Henrique Lopes Garcia, Rômullo Martins e Vitória Oliveira Valentim
O NEGRETUE, produzido por Anderson Araújo, Luan Gustavo, Maiara Nerís e Mariana Menezes, nasceu da escolha do cliente “Clube da Preta” – clube de assinatura de moda e leitura focado na cultura afro – e do desafio de criar uma campanha publicitária que conversasse com dois públicos, o negro e o branco. Um dos objetos de estudo do grupo foi o afroconsumo que, segundo as pesquisadoras, é o consumo de itens voltados à cultura afro, e que fazem parte de uma cadeia de consumo consciente e político.
Para concorrer a duas categorias do Expocom, o grupo fez dois recortes no trabalho, um focado na campanha publicitária e o outro na pesquisa de mercado. Maiara conta que a vitória dupla foi uma surpresa, mas desde o começo acreditava na força do projeto. “Realizar esse trabalho foi tornar concreto tudo o que a gente já debatia e conversava no dia a dia, e a gente conseguiu; a sensação é de gratidão pelo reconhecimento”, diz.
Já o trabalho Por trás dos rótulos: sabor, consciência e atitude, foi pensado a partir do cliente “Quincho Cozinha & Coquetelaria” pelos cinco fapconianos: Ana Carolina Souza, Glayser Ramos, Pedro Lopes, Rômullo Martins e Vitória Valentim. O objetivo do grupo era mostrar como a culinária vegetariana pode ser despretensiosa, através de um plano de comunicação, mídias sociais ativas e a criação de um vídeo institucional. Além disso, traduzir o posicionamento dos fundadores e gerar identificação no público também era fundamental, segundo a integrante Glayser.
As egressas Maiara, Mariana e Glayser contam que o incentivo para inscrever os trabalhos no Expocom veio da Prof. Fernanda Budag, que já acompanhava os alunos de perto desde o começo. Para elas, esse apoio foi fundamental. “Às vezes a gente que ‘tá’ dentro do trabalho não enxerga o potencial que ele pode ter lá fora; agora o TCC ganhou outra proporção”, relata Glayser. “O fato de ela nos motivar deu mais segurança em participar de algo grande, em tornar nossa faculdade mais conhecida num prêmio”, afirma Mariana.
A professora destaca as duas vias – pessoal e profissional – que esse tipo de premiação desperta nos alunos: “Acho que a principal contribuição é a pessoal, porque o aluno concorre ao prêmio e tem o reconhecimento do seu esforço”. Ela completa: “No (âmbito) profissional, vira um diferencial no currículo deles; é uma aplicação teórica e prática do mercado”, conclui.
Saiba mais sobre o “NEGRETUE”
Saiba mais sobre o “Por trás dos rótulos: sabor, consciência e atitude”