O curso vai explorar aspectos fundamentais acerca da constituição da proposta hermenêutica empreendida por Gadamer a partir das influências de Kant e Heidegger.
Objetivo: Introduzir os fundamentos da hermenêutica desenvolvida por Gadamer, partindo da herança kantiana e da transformação da hermenêutica promovida por Heidegger em Ser e Tempo, discutindo algumas das implicações importantes da hermenêutica gadameriana para a filosofia contemporânea.
Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de filosofia, ciências sociais, psicologia e direito. Demais interessados na temática da hermenêutica.
Ementa: Desenvolvimento da Hermenêutica. A influência de Kant para a hermenêutica contemporânea. Juízos determinantes e juízos reflexivos. Ser e Tempo. A transformação da hermenêutica em Heidegger. Hermenêutica e filosofia contemporânea.
Conteúdo programático:
É doutor em Filosofia pela Friedrich-Schiller-Universität em Jena, Alemanha (orientador: Gottfried Gabriel). Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, atuando principalmente nas seguintes áreas: Lógica, Filosofia da Lógica, Filosofia da Matemática, Filosofia da Linguagem, História da Filosofia no Século XX.
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – São Paulo, 04017-030