A tecnologia, em especial aquela presente no nosso dia-dia, posta como nossa interface com o mundo, já tida como dada, manipulada de forma quase que natural pelas gerações mais novas, lança-nos um desafio: o aprendizado técnico e reflexivo de suas ferramentas.
Pensar a tecnologia num contexto filosófico não é tarefa simples, entretanto, põe-se como única saída para um uso responsável e consciente de seus sistemas operacionais. Não só por conta da rapidez da mudança, que tende a congelar o sujeito à medida que os anos passam visto sua imprevisibilidade e aparente incoerência de algumas de suas aplicações. Mas também por suas amplas consequências na transformação do tempo e espaço sociais e culturais. O que antes era de um acesso restrito, hoje se alastra de tal forma que aos excluídos digitais a inclusão eventualmente e cada vez mais se apresenta.
Neste cenário regado de ambiguidades, qual é o lugar do professor? E do aluno? A tecnologia impõe-se como uma nova mediadora dessa relação. Como praticar um uso rico em troca de experiências e não cair num distanciamento quase que alienador dentro da sala de aula? De que forma podemos balancear o caráter ao mesmo tempo singular e plural das novas redes sociais digitais a fim de desenvolvermos uma educação ao mesmo tempo ampla e profunda?
Obviamente um seminário de dois dias não será capaz de sanar tais angustias, mas a troca de experiências entre escolas, faculdade, profissionais da educação, alunos e pesquisadores, apontará caminhos que nos ajudarão a lidar com problemas/soluções recentemente desencadeados pela inédita experiência de vivermos imersos numa “era da informação”.
Dia/hora |
23/04/2014 |
24/04/2014 |
Das 14h às 16h |
Oficinas de apresentação dos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores.
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Das 16h às 16h30
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Intervalo
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Das 16h30 às 18h |
Palestra | Educação e Novas Tecnologias
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Das 18h às 18h30 |
Intervalo |
Intervalo |
Das 18h30 às 20h |
Apresentações de Comunicações de Alunos da Graduação. |
Debate | Do Louvor ao espanto digital: a filosofia é necessária para pensar o ciber mundo? |
Das 20h às 22h |
Debate | O problema da Imagem na Educação.
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Palestra | Filosofia, Tecnologia e Responsabilidades.
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Página inicial do IV Seminário de Filosofia e Cultura
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A tecnologia, em especial aquela presente no nosso dia-dia, posta como nossa interface com o mundo, já tida como dada, manipulada de forma quase que natural pelas gerações mais novas, lança-nos um desafio: o aprendizado técnico e reflexivo de suas ferramentas.
Pensar a tecnologia num contexto filosófico não é tarefa simples, entretanto, põe-se como única saída para um uso responsável e consciente de seus sistemas operacionais. Não só por conta da rapidez da mudança, que tende a congelar o sujeito à medida que os anos passam visto sua imprevisibilidade e aparente incoerência de algumas de suas aplicações. Mas também por suas amplas consequências na transformação do tempo e espaço sociais e culturais. O que antes era de um acesso restrito, hoje se alastra de tal forma que aos excluídos digitais a inclusão eventualmente e cada vez mais se apresenta.
Neste cenário regado de ambiguidades, qual é o lugar do professor? E do aluno? A tecnologia impõe-se como uma nova mediadora dessa relação. Como praticar um uso rico em troca de experiências e não cair num distanciamento quase que alienador dentro da sala de aula? De que forma podemos balancear o caráter ao mesmo tempo singular e plural das novas redes sociais digitais a fim de desenvolvermos uma educação ao mesmo tempo ampla e profunda?
Obviamente um seminário de dois dias não será capaz de sanar tais angustias, mas a troca de experiências entre escolas, faculdade, profissionais da educação, alunos e pesquisadores, apontará caminhos que nos ajudarão a lidar com problemas/soluções recentemente desencadeados pela inédita experiência de vivermos imersos numa “era da informação”.
Dia/hora |
23/04/2014 |
24/04/2014 |
Das 14h às 16h |
Oficinas de apresentação dos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores.
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Das 16h às 16h30
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Intervalo
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Das 16h30 às 18h |
Palestra | Educação e Novas Tecnologias
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Das 18h às 18h30 |
Intervalo |
Intervalo |
Das 18h30 – 20h |
Apresentações de Comunicações de Alunos da Graduação. |
Debate | Do Louvor ao espanto digital: a filosofia é necessária para pensar o ciber mundo? |
Das 20h às 22h |
Debate | O problema da Imagem na Educação.
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Palestra | Filosofia, Tecnologia e Responsabilidades.
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Palestrante | Prof. Ms. Leandro Yanaze
Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Teorias e Práticas da Comunicação, pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. É mestre e pesquisador pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2009), orientado pelo Prof. Dr. Massimo Di Felice. É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profª. Drª. Roseli de Deus Lopes. É pesquisador do Centro de Pesquisa ATOPOS, que estuda os impactos das tecnologias digitais, e do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing), ambos da ECA/USP. É professor conferencista convidado no programa de pós-graduação (lato sensu) da ECA/USP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também é consultor de empresas na área de desenvolvimento de sistemas de avaliação e mensuração da comunicação e marketing.
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Palestrante | Prof. Ms. Alex Heilmair
É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, bacharel e especialista em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Tem experiência prática na área editorial, onde trabalhou nas revistas Superinteressante, Veja, AmBev e Gol Linhas Aéreas. Participa atualmente do CISC Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia e desenvolve pesquisas voltadas principalmente aos temas: comunicação e design.
Palestrante | Prof. Dr. Jorge Miklos
Graduado em Ciências Sociais. Doutor em Comunicação e Semiótica e Mestre em Ciências da Religião pela PUC/SP. Pesquisador do Grupo de Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP) e do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUC/SP) do qual é o atual Diretor Presidente. Atualmente é Pesquisador e Professor Titular do PPG em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Professor Assistente das Faculdades de Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Membro Titular (Vice-Presidente) da Comissão de História do Instituto Pan-Americano de Geografia e Historia (IPGH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), no Brasil. Pesquisa a Cibercultura, com os seguintes enfoques: Teorias do Imaginário; Mídia e Religião; Comunicação, Comunidades e Movimentos Sociais Contra-Hegemônicos. É autor do livro: Ciber-Religião: A Construção de Vínculos Religiosos na Cibercultura.
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Palestrante | Nádia Lebedev
Jornalista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social – Interações Midiáticas, da PUC-MG. Atualmente é doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, da PUC-SP, com a tese sobre ”O Caráter Oracular da Mídia”. Atualmente é professora da FAPCOM no curso de Filosofia.
Palestrante | Giovanni Vella
Mestrado em Filosofia pela Faculdade São Bento (2013), graduação em Filosofia pela Universitá la Sapienza di Roma (IT), atualmente estuda Teologia no Instituto Pio XI (SP). É jornalista profissional desde 1996 e professor de Filosofia Antiga e Ética na Fapcom – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.
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Palestrante | Prof. Dr. Antônio Romera Valverde
Possui graduação em Filosofia, bacharelado e licenciatura, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1974). Possui doutorado em Educação (Filosofia e História da Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É Professor Titular do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (desde 2003) e Professor de Filosofia do Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos da EAESP-FGV (desde 1996). Coordenador do Núcleo de Estudos do Renascimento, PUC-SP (entre 1997 e 2001). Líder do Grupo de Pesquisa “Renascimento: Ética, Filosofia Política e Religião”, PUC-SP/CNPq (desde 2002). Líder do Grupo de Pesquisa “Filosofia Política Contemporânea”, PUC-SP, (desde 2011). Pesquisador das áreas de História da Filosofia Moderna, particularmente, da Filosofia do Renascimento e de Ética e Filosofia Política. Co-Editor da Revista de Filosofia AURORA. Membro do Conselho Editorial da Revista de Filosofia Reflexão (2004-2009), das revistas eletrônicas Prometeus, Acta Scietiarum – Human and Social Sciences e Verinotio. Orientou 30 mestrados e 8 doutorados em Filosofia.
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