O 11º Simpósio de Comunicação FAPCOM tem como tema os cenários mediáticos e a conjuntura da sociedade brasileira hoje. Em um contexto difícil e obscuro, o simpósio procurará apontar brechas e espaços de esperança. Os cenários mediáticos nos remetem aos poderes exercidos pelos grandes meios de comunicação, a política, a sociedade, o judiciário, o Estado e a religião.
A análise parte da centralidade do fenômeno comunicacional, como o atual lugar de confrontos, do jogo de poder, do fazer econômico; mas também do espaço das interações sociais, onde se podem delinear novas narrativas e possibilidades da irrupção do novo, da construção de um Brasil mais justo e solidário para todos.
O evento contará também com apresentação de trabalhos no 6º Encontro de Iniciação Científica e o 1º Encontro de Grupos de Pesquisa FAPCOM.
FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo
Próximo às estações Vila Mariana e Ana Rosa do metrô
O 11º Simpósio de Comunicação FAPCOM tem como tema os cenários mediáticos e a conjuntura da sociedade brasileira hoje. Em um contexto difícil e obscuro, o simpósio procurará apontar brechas e espaços de esperança. Os cenários mediáticos nos remetem aos poderes exercidos pelos grandes meios de comunicação, a política, a sociedade, o judiciário, o Estado e a religião.
A análise parte da centralidade do fenômeno comunicacional, como o atual lugar de confrontos, do jogo de poder, do fazer econômico; mas também do espaço das interações sociais, onde se podem delinear novas narrativas e possibilidades da irrupção do novo, da construção de um Brasil mais justo e solidário para todos.
O evento contará também com apresentação de trabalhos no 6º Encontro de Iniciação Científica e o 1º Encontro de Grupos de Pesquisa FAPCOM.
FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo
Próximo às estações Vila Mariana e Ana Rosa do metrô
Autor: Bruna Moreira de Castilho
Trabalho: Criatividade e Educação Após Auschwitz
Autor: Everton Henrique Eleuterio Fargoni
Trabalho: Pesquisa e produção do conhecimento na educação superior: um estudo de caso sobre a UFSCar.
Autor: Mariana Lopes de Souza
Trabalho: Feminismo comercial: os impactos causados ao movimento
Autor: Mariana da Cruz Mascarenhas
Trabalho: A contribuição da interdisciplinaridade nas Teorias da Comunicação para compreensão do receptor comunicacional como sujeito integral
Autor: Pedro Ferreira da Silva Junior
Trabalho: As relações de consumo No mercado de luxo Automobilístico no brasil
Autor: Mariana Francine Silva Chiodo
Trabalho: As três ecologias de Félix Guattari vs Mutações Tecno-Científicas
Autor: Antonio Batista Matteucci
Trabalho: A crítica de Dilthey à interpretação intelectualista do princípio de fenomenalidade: uma apresentação do método psicológico descritivo
Autor: Decio Ferreira Forni
Trabalho: Encefalização da mídia e alteridades: discursos a respeito de uma comunicação pós-humana em um Brasil desumano
Autor: Jean Gabriel Reis do Prado
Trabalho: A checagem de fatos (fact-checking) como nova prática jornalística
Autor: Victor Gomes de Oliveira Sousa
Trabalho: O Xeque-Mate digital: as estratégias mercadológicas para o consumo em uma sociedade pós-moderna
Autor: Matheus Pereira Silva
Trabalho: Relações Públicas numa perspectiva de movimentos sociais: um estudo de caso sobre a Paróquia Santa Paulina do Heliópolis
Autor: Zoë Masan Santos
Trabalho: Transgeneridade e pós-verdade: o impacto das mídias sociais nas identidades trans à luz da Teoria Queer
Autor: Antonio Gualberto Barreto
Trabalho: A Igreja Católica em Santarém e o programa a voz da catequese na rádio rural
Autor: Hiago Willian dos Santos Bento
Trabalho: A concepção metafísica de homem em Tomás de Aquino e em René Descartes
Autor: Maria Isabel Gonçalves de Souza Nogueira da Silva
Trabalho: As intenções lógicas e a indeterminação em “O ente e a essência” de São Tomás de Aquino
Autor: José Rossi Neto
Trabalho: Modernidade e gnosticismo em Eric Voegelin
Autor: Matheus Felipe de Oliveira Nunes
Trabalho: A distinção entre substância individual e substância universal no tratado das categorias de Aristóteles
Autor: Palloma dos Santos de Jesus
Trabalho: Humpty Dumpty: o poder como recurso linguístico
Autor: Juliana Alexandre
Trabalho: O legado de Diógenes presente na obra Confissões de Jean Jacques Rousseau
Autor: Maysa Cristina de Jesus Siqueira
Trabalho: A Indústria de consumo a partir de estratégias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos
Autor: Moacir Ferreira Filho
Trabalho: A desinstitucionalização da pertença religiosa: os sem religião e a permanência do sentimento religioso
Autor: Robison José Silveira Fernandes
Trabalho: A concepção de lei natural em Santo Tomás de Aquino
Autor: Sheila Alves Ripoli
Trabalho: Uma breve análise da definição de conceitos de religião e seus discursos com o sujeito, a ética e o pluralismo religioso
Autor: Cleiton Balieiro dos Santos
Trabalho: A negação em Wittgenstein
Autor: Aldaie José Martins Souza
Trabalho: Alma Entre Prazer e Dor no fédon.
Autor: Diogo Santos Franco
Trabalho: Função simbólica e função cognitiva das expressões em Husserl
Autor: Eligelson Lima Barroso
Trabalho: A Técnica e o Catolicismo na Experiência dos Paulinos
Autor: Victor Pereira Mascarenhas
Trabalho: Sermão da Sexagésima de Padre Antônio Vieira: uma análise retórica aristotélica
Ir para o topo
Comunicação, Cultura, Sociedade e Educação
Prof.ª Dr.ª Fernanda Budag
Prof.ª Dr.ª Cleusa Sakamoto
Prof. Me. Renato Candido
Prof. Me. Marcus Vinícius Bonfim
Comunicação, Cultura, Sociedade e Educação
Prof.ª Me. Fernanda Iarossi
Prof. Dr. Wagner Belmonte
Prof. Dr. Alexandre Barbosa
Comunicação, Filosofia, Ética e Religião
Prof. Dr. Carlos Eduardo Aguiar
Ir para o topo
A primeira mesa analisa a conjuntura comunicacional, social e política brasileira, assumindo como questão os atores dos cenários mediáticos que estão determinando a atualidade. A mesa contextualizará criticamente os possíveis horizontes que poderão demarcar a realidade brasileira no futuro próximo. Não obstante os obscurantismos atuais, os palestrantes são desafiados a lançarem luzes de esperança na realidade.
Ir para o topo
A segunda mesa reúne experiências jovens, que são desenvolvidas hoje no tecido social brasileiro apontando para novas práticas, leituras e fazer comunicacional, social e político. A mesa aprofunda e analisa criticamente essas práticas, afim de que a esperança seja estabelecida criativamente como abertura para o futuro.
Ir para o topo
Comunicação, Tecnologias, Ambiente Digital e Mídias
Prof. Me. Wesley Pinheiro
Prof. Me. Fabio Munhoz
Comunicação, Filosofia, Ética e Religião
Prof. Me. Luiz Pires Neto
Prof. Dr. Tiago Casado
Prof. Dr. Carlos Eduardo Aguiar
Comunicação, Filosofia, Ética e Religião
Prof. Me. Giovanni Vella
Prof. Dr. Pedro Monticelli
Ir para o topo
A terceira mesa discute a questão dos meios de comunicação que se assumem como os grandes poderes mediadores da sociedade, atuando em nova e complexa arquitetura. A mesa analisa ainda o novo papel do fenômeno religioso no contexto contemporâneo brasileiro e o seu lugar nas relações de poder. Dada a antiga relação comunicação e religião, a mesa apontará realisticamente a construção de pontes democráticas para o futuro hoje.
Ir para o topo