A tecnologia, em especial aquela presente no nosso dia-dia, posta como nossa interface com o mundo, já tida como dada, manipulada de forma quase que natural pelas gerações mais novas, lança-nos um desafio: o aprendizado técnico e reflexivo de suas ferramentas.
Pensar a tecnologia num contexto filosófico não é tarefa simples, entretanto, põe-se como única saída para um uso responsável e consciente de seus sistemas operacionais. Não só por conta da rapidez da mudança, que tende a congelar o sujeito à medida que os anos passam visto sua imprevisibilidade e aparente incoerência de algumas de suas aplicações. Mas também por suas amplas consequências na transformação do tempo e espaço sociais e culturais. O que antes era de um acesso restrito, hoje se alastra de tal forma que aos excluídos digitais a inclusão eventualmente e cada vez mais se apresenta.
Neste cenário regado de ambiguidades, qual é o lugar do professor? E do aluno? A tecnologia impõe-se como uma nova mediadora dessa relação. Como praticar um uso rico em troca de experiências e não cair num distanciamento quase que alienador dentro da sala de aula? De que forma podemos balancear o caráter ao mesmo tempo singular e plural das novas redes sociais digitais a fim de desenvolvermos uma educação ao mesmo tempo ampla e profunda?
Obviamente um seminário de dois dias não será capaz de sanar tais angustias, mas a troca de experiências entre escolas, faculdade, profissionais da educação, alunos e pesquisadores, apontará caminhos que nos ajudarão a lidar com problemas/soluções recentemente desencadeados pela inédita experiência de vivermos imersos numa “era da informação”.
Dia/hora |
23/04/2014 |
24/04/2014 |
Das 14h às 16h |
Oficinas de apresentação dos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores.
|
|
Das 16h às 16h30
|
Intervalo
|
|
Das 16h30 às 18h |
Palestra | Educação e Novas Tecnologias
|
|
Das 18h às 18h30 |
Intervalo |
Intervalo |
Das 18h30 – 20h |
Apresentações de Comunicações de Alunos da Graduação. |
Debate | Do Louvor ao espanto digital: a filosofia é necessária para pensar o ciber mundo? |
Das 20h às 22h |
Debate | O problema da Imagem na Educação.
|
Palestra | Filosofia, Tecnologia e Responsabilidades.
|