Evento vai proporcionar o estudo da fotografia ligada ao jornalismo e, ao final, participantes poderão concorrer a uma Canon T5i
De 21 a 24 de novembro vai acontecer a Semana de Fotojornalismo, organizada pela Jornalismo Júnior (ECA-USP). Em sua décima edição, o evento traz como tema a influência das novas tecnologias na fotografia, os desafios do fotojornalista na atualidade e um panorama geral sobre a profissão para aqueles que querem iniciar na carreira.
O fotografia jornalística é a arte de informar com clareza por meio de imagens. A maneira que o fotógrafo escolhe o ângulo da foto determina o modo como ela será interpretada pela sociedade e pode repercutir discursos incoerentes com a realidade dos fatos. Dessa forma, é importante para o profissional da área desenvolver percepções que o proporcione a formação fotográfica ética e responsável. Para a fotojornalista Gabriela Biló, do jornal Estado de São Paulo, um dos fatores mais importantes do fotojornalismo é a credibilidade. “Alguns códigos são universais, mas o fotojornalismo tem dezenas de micro códigos não escritos. Um erro mais agudo pode colocar um fim na sua carreira”, conta ela.
Nesse contexto, a Jornalismo Júnior elaborou palestras e rodas de debates que levarão ao público uma visão técnica e humana sobre o ato de fotografar. Com a presença de personalidades da área com diferentes atuações, a Semana de Fotojornalismo vai abrir espaço para profissionais que fotografam questões raciais, políticas e sociais. Além disso, o evento contará com coletivos audiovisuais e fotojornalistas da grande imprensa.
Em todos os dias haverá brindes. Exemplares das revistas Piauí, Fotografe Melhor e Zum, do Instituto Moreira Salles, serão sorteadas para o público durante as palestras.
Participe do Concurso Fotográfico e concorra à prêmios
Expandir a troca de conhecimentos e experiências fotojornalísticas para além das mesas de palestras é um dos objetivos da Semana de Fotojornalismo. Pensando nisso, o público terá a oportunidade de participar de um workshop sobre fotografia ministrado pelo fotógrafo Vinicius Gomes, especialista em fotografias que permeiam as questões urbanas, raciais e cobertura de manifestações populares. O curso será gratuito e logo em sequência haverá uma saída fotográfica. O local será revelado no dia do evento e a equipe da empresa júnior estará uniformizada para dar instruções e guiar a saída.
Cinco participantes receberão prêmios. O primeiro lugar do concurso vai levar uma máquina fotográfica profissional Canon T5i, e os demais serão premiados com cursos profissionalizantes.
Além disso, os três primeiros colocados ganharão também o livro Da Minha Terra à Terra, de Sebastião Salgado, oferecido pela Companhia das Letras.
Para participar da Semana de Fotojornalismo, basta levar um quilo de alimento não perecível e fazer a sua inscrição pelo site.
Para consultar o evento no Facebook.
Local: Casa da Cultura Japonesa – FFLCH – USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 159 – Cidade Universitária – São Paulo)
Programação:
> Segunda-feira (21/11), 19h
Impacto do Fotojornalismo
Mediadora: Simonetta Persichetti (professora da Cásper Líbero)
Palestrantes: Armando Fávaro (Estadão), Mônica Zarattini (USP), João Marcos Rosa (National Geographic)
> Terça-feira (22/11), 19h
Novas Tecnologias
Mediador: Wagner Souza e Silva (USP)
Palestrantes: Coletivo Garapa e Mídia Ninja
> Quarta-feira (23/11)
14h: Workshop com Vinicius Gomes na Impacta Treinamentos (Av. Paulista, 1009 – 17º andar)
16h: Saída Fotográfica
> Quinta-feira (24/11), 19h
Desafios da Profissão
Mediador: Vinicius Gomes (Afroguerrilha e Remirar)
Palestrantes: Marlene Bergamo (Folha), Sergio Silva (freelancer), Ana Carolina Fernandes (independente)
> Sexta-feira (25/11), 19h
Retrospectiva da última década
Mediadora: Isabella Lanave (Coletivo R.U.A)
Palestrantes: Atílio Avancini (USP), Gabriela Biló (Estadão) e Felipe Abreu (Revista Old)
21h: Anúncio dos vencedores do 10º Concurso da Semana de Fotojornalismo e coffee end