As inscrições já estão encerradas.
PIA e PAF – Plano Individual de Atendimento e Plano de Acompanhamento Familiar como instrumentos de Pactuação na Assistência Social
Apresentação:
Compreensão e aplicação do Plano de Atendimento Individual e do Plano de Acompanhamento Familiar para a pactuação com os usuários e com a rede intersetorial; Abordagem metodológica do PIA e PAF em relação ao projeto de vida no contexto da expressão da questão social; Atenção à família e ao Indivíduo; PIA/PAF e a Diversidade de raça, gênero, deficiências, nacionalidade e outros; Ética profissional na equipe interdisciplinar e a construção do PIA e PAF; Peculiaridades e Instrumentais do PIA/PAF: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviço de Proteção e Atendimento Integral Especial à Família e Indivíduos – PAEFI, Medidas socioeducativas (SINASE); Acolhimento institucional; Atenção à população em situação de rua; Serviço de Proteção Social Básica em Domicílio (PIA/PDU); Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e Idosos.
Acolhida nos Serviços Socioassistenciais
Apresentação:
O Sistema Único da Assistência Social traz em suas orientações a “segurança de acolhida” como uma ação que deve ser “provida por meio da oferta pública de espaços e serviços para a realização da proteção social básica e especializada.”, destacando a “escuta profissional qualificada” como um de seus fundamentais elementos. Mas, como promover uma escuta de fato qualificada? Quais os nuances e aspectos tangíveis e intangíveis presentes no momento da acolhida que, ao serem conscientemente observados ou aplicados podem fazer toda a diferença na qualificação e nos resultados esperados no trabalho dedicado à área social?
O curso de extensão “Acolhida em Serviços Socioassistenciais” busca inspirar respostas para esses e outros questionamentos que afligem cotidianamente aqueles que atuam profissionalmente com a crença e confiança em possibilidades de transformação, desenvolvimento social e humano.
Formação Cidadã: Direitos Sociais na sociedade Brasileira
Apresentação:
Este curso tem como temática a formação cidadã a partir do nosso processo histórico. Serão abordados vários temas por meio de diálogos e reflexões enfatizando o papel do cidadão nesse processo. A partir desse entendimento histórico temos a possibilidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.
A inclusão da pessoa com deficiência e assistência social: estratégias inovadoras para consolidação de um novo paradigma de atendimento, assessoramento e defesa de direitos no âmbito do SUAS
Apresentação:
Passados quase 02 anos da entrada em vigor da Lei Brasileira de Inclusão – Estatuto das Pessoas com Deficiência, ainda são inúmeros os desafios e possibilidades enfrentados por trabalhadores e gestores das mais diversas políticas públicas. O esforço do estado Brasileiro por meio de seus entes federados, somado a luta articulada e qualificada dos movimentos representativos das pessoas com deficiência, apontam para a necessidade de investimentos em formação permanente de equipes técnicas que considerem em seus conteúdos os avanços civilizatórios hora vivenciados e as múltiplas possibilidades decorrente das novas tecnologias e das perspectivas de vida manifestadas pelo segmento e seus familiares.
Neste contexto a Assistência Social assume enorme protagonismo enquanto Política Pública estratégica, não só por conta de suas ofertas atualmente tipificadas, mas por seus compromissos enquanto garantidora de direitos no âmbito dá proteção social brasileira.
Esta formação foi concebida, na modalidade de extensão comunitária e trás na estrutura de seu conteúdo programático, leis, textos reflexivos, exercícios e conteúdos multimídia organizados, com vistas a propor e estimular junto aos alunos a concepção de estratégias inovadoras voltadas ao aprimoramento e em alguns casos a, ressignificação das ações desenvolvidas até então em seu cotidiano.
Um Espelho para o Mundo – Como as Séries de TV tratam da convivência social na contemporaneidade
Apresentação:
O curso “Um Espelho para o Mundo – Como as Séries de TV tratam da convivência social na contemporaneidade” abordará, ao longo de 3 meses, o mundo da Assistência Social e das séries de TV recentes, mostrando como suas interligações na medida em que os seriados preocupam-se em refletir o contemporâneo.
O Orientador Social e a prática cotidiana no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Apresentação:
Como suporte teórico-prático do exercício profissional de um dos principais atores da Politica de Assistência Social no país, a PAULUS propõe a realização do Curso “ O Orientador Social e a prática cotidiana no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, destinado especificamente para esses profissionais, coadunando deus interesses de reflexão do fazer, somados aos aprendizados empíricos do dia a dia, mais as possibilidades acadêmicas e contemporâneas da função.