Prezados(as) alunos(as) da FAPCOM,
Estamos finalizando mais um semestre letivo, marcado por grandes desafios. Antes de tudo, queremos expressar nossa gratidão a todos e cada um de vocês. Tudo o que conseguimos realizar foi resultado de esforços conjuntos. Todas as decisões que tomamos foram pensadas colegiadamente, tendo em vista, sobretudo, o cuidado e a preservação da saúde e da vida em sua integralidade, sem prejuízos ao nosso plano de ensino.
Agora precisamos nos preparar para o próximo semestre, buscando vislumbrar o melhor cenário possível para conseguirmos levar à frente nosso projeto de uma educação de qualidade, cidadã e transformadora.
Nesse sentido, gostaríamos de considerar que:
Conforme a publicação da Portaria nº 544 do Ministério da Educação, que autoriza as instituições de Ensino Superior a adaptarem as aulas presenciais para a comunicação remota até 31 de dezembro de 2020, bem como as orientações do Governo do Estado de São Paulo, a FAPCOM resolve, com base no acolhimento do parecer de seu Comitê Gestor de Contingência que:
O retorno gradual e faseado às aulas presenciais vem sendo planejado pelo Comitê de Contingência a partir de critérios técnicos, sobretudo na expectativa de parecer dos poderes públicos municipal e estadual de São Paulo e das entidades educacionais. O comitê estuda a oferta de atividades presenciais específicas aos estudantes ao longo do semestre letivo, de acordo com as orientações oficiais de saúde e segurança, como atendimentos agendados para utilização da biblioteca e laboratórios, empréstimos de equipamentos e de obras, realização de oficinas, bancas de TCC e outros eventos com a participação restrita de público. Entretanto, tais medidas estão sujeitas aos protocolos e liberações dos órgãos públicos.
Essas medidas corroboram a percepção dos alunos e professores da FAPCOM, por meio de pesquisa realizada entre 24 e 25 de junho, representando 58% dos alunos e 94% dos professores, com margem de erro de 2pp e nível de confiança de 95%. Destaca-se as principais preocupações da comunidade acadêmica nesse momento: convívio direto com pessoa em grupo de risco ao contágio do COVID-19 (73%); medo de contaminação (87%); insegurança em voltar às atividades presenciais (75%). Por fim, 59% dos respondentes afirmam que o correto é manter as atividades remotas, monitorando a evolução da pandemia, para que se possa de forma segura retornar às atividades.
Agradecemos a colaboração e os esforços de todos, com o sincero desejo de Boas Férias!
A Direção
Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito – Diretor
Pe. Erivaldo Dantas – Pró-diretor Acadêmico
Pe. Benedito Antônio Bueno de Almeida – Pró-diretor Administrativo