Na FAPCOM, a concepção educacional entende que a práxis educativa deva ser orientada por princípios que estejam fundamentados por princípios éticos humanísticos com foco permanente na indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, visando o fortalecimento da missão e da identidade institucional. Para tanto, A FAPCOM, de maneira processual e colegiada, implanta gestão democrática vem se consolidando ao longo dos semestres.
Por meio das políticas de ensino, de pesquisa e de extensão, inicia o Programa de Capacitação, cujo objetivo é dar suporte para a formação pedagógica dos docentes, abrindo diálogo no espaço acadêmico do planejamento coletivo, para a discussão de estratégias de ensino que sejam inovadoras e que promovam a melhoria na qualidade de ensino. Tais atividades têm como público alvo os docentes que atuam nos cursos de Comunicação Social e Filosofia.
Para tanto, questionamos-nos:
• Qual é a qualidade que buscamos?
•Quais os objetivos que pretendemos alcançar?
Implicados, portanto, em dois eixos fundamentais que se completam: o formal e o político.
Em 2014/01, no Workshop de integração docente, a discussão gravitará em torno da articulação vertical e horizontal dos documentos oficiais: PDI, PPI e os Projetos Pedagógicos. Com efeito, entendemos que o projeto político pedagógico é mais do que uma formalidade instituída: é uma reflexão sobre a educação superior, sobre o ensino, a pesquisa e a extensão, a produção e a socialização dos conhecimentos, sobre o aluno e o professor e a prática pedagógica que se realiza na universidade. O projeto político pedagógico é uma aproximação maior entre o que se institui e o que se transforma em instituinte. Assim, a articulação do instituído com o instituinte possibilita a ampliação dos saberes.
Acesse neste link o cronograma do evento