Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).
A seção de iniciação científica tem como objetivos:
1. Publicar a produção discente, resultante dos trabalhos acadêmicos de iniciação científica da FAPCOM.
2. Despertar o discente para a atividade científica, por meio da vivência de investigação, conduzida pela reflexão e criatividade, visando a ampliação da sua formação.
3. Propiciar subsídios de metodologia científica, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico e científico, despertando os discentes para uma nova mentalidade em relação às atividades das práticas investigativas. Os trabalhos acadêmicos, publicados nessa seção, resultantes dos processos da iniciação cientifica na FAPCOM, objetivam contribuir para o desenvolvimento social e acadêmico das áreas de comunicação, filosofia e tecnologia.
O Homem em Scheler
Helena Bastos Silveira de Araujo
Resumo: A presente pesquisa pretende trazer a lume o conceito de Homem, pessoa na antropologia filósifica de Max Scheler, evidenciando sua influência e contribuição ímpares para o tema em âmbito filosófico e teológico. A pessoa humana para Scheler é o ser vivente que transita pelas esferas constitutivas da existência, com os pés firmes na materialidade do mundo, agregando em seu ser, várias dimensões, desde os níveis psíquicos da sensibilidade afetiva, do instintivo, da memória associativa, da inteligência prática até o patamar especificamente humano: a dimensão espiritual. A pessoa humana em Scheler constitui-se como um centro espiritual de atuação cuja percepção descobre o mundo com seus valores, tendo a própria pessoa um valor absoluto e irredutível, pois a pessoa é mais do que os seus atos. A pessoa é espírito ligado à vida, é ser de transcendência, é centro indeterminado de determinação, com possibilidade de aprendizado, de mudança de atitudes, de arrependimento e de conversão. O método utilizado por Scheler vem da fenomenologia de Edmund Husserl, com a peculiaridade de um emocionalismo constitutivo nos atos intencionais de ideação ligados à pessoa, cuja característica é a imediação gnosiológica na apreensão da realidade. A teoria scheleriana leva a superar um puro formalismo ético ao estilo kantiano e a perceber a pessoa como um ser não apenas racional, mas também emocional e espiritual. Uma análise do conceito de pessoa em Scheler pode ajudar a perceber a pessoa como um ser que compartilha elementos de todo o cosmos, mas que tem uma dignidade peculiar.
Kant e a Questão da Objetividade do Tempo e Espaço
Victor Américo Gomes Franco
Resumo: O texto pretende apresentar, em linhas gerais, as argumentações que compõem dois lados desta discussão, a cerca da objetividade do tempo e espaço, onde ditado por Immanuel Kant o tempo e espaço são princípios puros da subjetividade do individuo, e fora deste, estes princípios não tem realidade alguma, ou seja, não são objetivos. Neste texto iremos analisar a resposta feita contra esta tese desenvolvida por Kant, colocando nos princípios a priori um patamar objetivo. Logo, este trabalho irá analisar todas as partes que estarão em volta da questão destes princípios a fim de entender se Kant foi capaz ou não de fechar sua tese.
A influência da estética renascentista na objetificação da mulher na publicidade
Isabella Subtil de Oliveira
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a representação da mulher no filme publicitário "MISS DIOR - The new Eau de Parfum". Ao pesquisar este objeto, percebe-se que essa mulher é idealizada sob um ponto de vista renascentista. Neste movimento, as formas graciosas representadas seguem os padrões de ter cabelos longos, corpos esbeltos, traços tipicamente europeus, entre outros. Neste contexto, uma hipótese foi construída, analisando os filmes publicitários que contém os mesmos elementos de padronização, contribuindo para o desenvolvimento de distúrbios alimentares nas mulheres, atingindo mais as jovens entre 15 a 25 anos.
Conceito e objeto da Lógica pura em Edmund Husserl
Sérgio Alexandre Minehira
Resumo: O objetivo desse artigo é apresentar o problema da fundamentação da lógica como ciência que independe dos conteúdos psicológicos. Edmund Husserl defende essa tese contra pensadores que argumentam que a lógica era apenas uma técnica, arte ou método do pensar. Assim, trataremos desse tema delimitando o conceito e objeto que define essa doutrina chamada de Lógica pura.
Onde Vivem Os Monstros Imagens De Maternidade E Proteção Na Obra
Beatriz Gonçalves Jaksys
Introdução:
A obra cinematográfica “Onde Vivem os Monstros”, foi lançada em 2009 e dirigida por Spike Jonze, mesmo diretor de “Her” (2013). O filme é do gênero fantasia e drama, inicialmente voltado para crianças, porém, percebe-se que os temas abordados na obra transcendem o universo infantil e também podem ser destinados aos adultos. Mesmo assistindo esse filme pela primeira vez, já é notável uma forte potência de imagens pois claramente nascem dos sonhos e temores do protagonista. O enredo é centrado em Max, garoto de nove anos que após uma briga com a mãe, foge de casa, atravessa um oceano e chega em uma ilha onde encontra um grupo de monstros que refletem diversos problemas e figuras da vida cotidiana do garoto e lá ele aprende a lidar melhor com seus conflitos. Por ser um filme de fantasia, tem gerado diversas leituras psicanalíticas, do mesmo jeito que acontece com livros e filmes como Alice no País das Maravilhas (1865), As Crônicas de Nárnia (1950-1956), Meu Amigo Totoro (1995), A História Sem Fim (1979), Peter Pan (1911), entre outros. Há vários exemplos, obras que quando somos criança assistimos ou lemos acreditando em cada detalhe como um mundo que é praticamente uma realidade paralela. Quando crescemos e as revemos, ressignificamo-as, descobrindo que essas obras não são apenas para crianças, mas também sobre crianças, explorando e criando mundos novos que espelham problemas que têm em casa ou então conflitos de suas próprias personalidades. Por esse olhar é possível e necessária uma aproximação com alegorias e seu caráter metafórico e imagético como formas de ilustrar conflitos. Nesse sentido, o objetivo central desse estudo é refletir, por meio da obra referida, sobre as imagens simbólicas que tratam da relação mãe e filho, essas imagens são presentes no filme de forma mais instigante, são as que remetem o nascimento, o útero, ambientes que envolvem e protegem Max em momentos-chave do filme. O objetivo deste estudo veio da necessidade de adentrar essa noção primária sobre o filme, e, através da pesquisa, verificar possíveis significados da imagem presentes no filme. Para essa compreensão é fundamental compreender os conceitos de arquétipo e inconsciente coletivo em Carl Gustav Jung.
A Questão Da Alteridade No Ambiente Digital A Partir Do Pensamento De Lévinas
Louis Marie Ndomo Edoa
RESUMO: Comunicar é um ato inerente a todos os seres vivos independentemente do ambiente. Nesta investigação, pretendemos realizar um encontro entre a Ética da Alteridade e a Comunicação no Ambiente Digital mediada pela técnica e mostrar que ao contrário do que se pensou durante muito tempo, é possível a realização da alteridade nos meios digitais de comunicação. Pois o conceito de alteridade, tal como o definiu Lévinas, não é apenas mais uma categoria filosófica dentre outras, mas é uma perspectiva que aponta o sentido do humano que se abre a partir do “Visage” do outro. Privilegiamos a pesquisa bibliográfica-documental para levantamento de referencial teórico sobre o tema. Tencionamos realizar uma pesquisa de campo empírica para aplicar os resultados deste estudo e proceder a sua averiguação prática.