O Projeto Aurora busca estabelecer uma aproximação entre o campo da Espiritualidade e a Filosofia, de modo a repensar as diversas contingências da atualidade – ampliando, assim, as dimensões estéticas, epistemológicas e críticas na produção do pensamento.
Há, no ser humano, uma inclinação ontológica para o amor e o conhecimento de Deus. Todavia, com o pecado de Adão, uma perversão nessa ordem natural se estabeleceu na vontade e na razão humana. Por isso, como pensar a possibilidade de amar e conhecer Deus, considerando a condição do homem depois do pecado original?
Pela máxima Deum scire cupio, Santo Agostinho expressa seu desejo de conhecer a natureza divina. Por isso, nesta edição do Projeto Aurora, buscaremos entender como o Doutor da Graça desenvolve sua argumentação sobre o conhecimento de Deus, abordando a relação entre fé, razão e experiência interior.
O projeto Aurora é voltado para pessoas que buscam espaço para (re)pensar o pensamento, bem como os fenômenos que impactam a existência. É um lugar propício para aqueles que não procuram respostas prontas para os problemas emergentes, mas que estão sensíveis à complexidade inerente a humanidade.
O projeto Aurora, além da exposição e do diálogo filosófico, propiciará um momento cultural, em que artistas das mais diversas áreas apresentarão seus trabalhos para inaugurar o período de reflexão. Será um evento gravado, com a finalidade de compartilhar com a comunidade externa o que vem sendo produzido pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Além disso, é possível que o público externo sugira temas e palestrantes para maior problematização e reflexão do conhecimento.
Graduado em Filosofia pela FAVI – Curitiba (2015) e em Teologia pelo Institutum Patristicum Augustinianum de Roma (2018). Possui Mestrado em Teologia e Ciências Patrísticas – Institutum Patristicum Augustinianum (2022). Atualmente trabalha no doutorado sobre a Ratio exegética de Agostinho nos comentários a Gênesis. É diretor editorial da Revista de Estudos Agostinianos e membro do Centro de Estudos Agostinianos. Tem experiência na área de Teologia e Filosofia, com ênfase no pensamento cristão antigo e medieval.
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – São Paulo, 04017-030