Na noite da última terça-feira (3), ocorreu a oitava edição do LAB RP+, evento organizado pelos alunos do curso de Relações Públicas da FAPCOM (Faculdade Paulus de Comunicação) que tratou sobre gestão de riscos e crises no ambiente corporativo. O encontro contou com a presença da Relações Públicas Wanessa Scabora, professora da instituição, com larga experiência em gestão comunicacional, e do doutor em Ciências da Comunicação Sérgio Andreucci, que atua na área há mais de 30 anos.
Autor do livro Riscos de Comunicação – disponível no catálogo da biblioteca da FAPCOM -, Andreucci relembrou sua trajetória de estagiário a diretor de equipes de Comunicação e Relações Públicas em empresas do setor de energia, destacando a importância dessa experiência para suas pesquisas de pós-graduação.
Sérgio defendeu que a ideia de que fazer a gestão das identidades das marcas e organizações é o primeiro passo para uma gestão de riscos efetiva sob o ponto de vista da Comunicação e das Relações Públicas. O especialista também ressaltou a necessidade de coletar informações internas e conhecer as fraquezas e ameaças da empresa para a construção de uma estratégia de defesa do maior patrimônio de uma organização: sua reputação, especialmente em momentos de crise. “Você tem de se posicionar rapidamente”, disse o diretor da Andreucci Comunicação sobre o gerenciamento de crises, independentemente do ramo de atuação da empresa ou do tipo de problema que ela enfrenta.
O palestrante ainda enfatizou que as organizações que conhecem seus produtos realizam estudos e reconhecem defeitos, quando existentes, se destacam diante dos consumidores, que não se sentem enganados e aprovam a atenção dada pelas companhias. Ao discernir seus riscos, o tratamento é mais fácil e rápido, sinalizou.
Para o especialista, o desafio para a comunicação corporativa é atuar de forma integrada para transmitir a mensagem de maneira estratégica, com o apoio de várias vertentes, como o jornalismo, para conseguir alcançar o público de forma unificada.
Aos alunos o especialista reforçou que o conhecimento é a principal fonte para conseguir solucionar todas as possíveis adversidades enfrentadas pelas companhias. Defendeu ainda que o conhecimento possibilita a construção de estratégias diferenciadas e que a atitude também é fundamental para realizar ações de comunicação em um universo cada vez mais diverso.
SOBRE O CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
O curso de Graduação em Relações Públicas da FAPCOM permite a seus estudantes o domínio dos diversos canais, meios e plataformas de comunicação para promover o crescimento de organizações, marcas, empresas e causas sociais. Com conhecimento teórico e prático, os futuros profissionais são preparados para atuar na interação, no envolvimento e nas posturas das organizações perante o público; na criação e consolidação de imagem, tendo presentes os valores humanísticos, sociais e os valores e objetivos das organizações e empresas.
Como forma de preparar cada vez melhor os novos profissionais de Relações Públicas (RP), o programa contempla, por um lado, a atuação dessa área específica com visão estratégica, domínio das técnicas e habilidades e disposição para o trabalho em equipes multidisciplinares. De outro, possibilita a realização de práticas com conhecimentos que os qualifiquem para o diálogo com os profissionais das demais áreas e com os públicos de interesse das organizações.
SAIBA MAIS:
Relações Públicas – FAPCOM | Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação
Posts Relacionados: