Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).
Sobre o Evento
Na agenda internacional desde os anos 1980, a crise climática colocou o mundo em estado de alerta e passou a pautar debates sobre a elaboração de políticas públicas urgentes a fim de mitigar as ameaças do aquecimento global. Mas, diante de sociedades polarizadas, o desafio ainda é viabilizar parcerias com foco em um único objetivo: garantir a sobrevivência.
Neste ano, a Mostra de Meio Ambiente envolve o papel da Comunicação e da Filosofia em reflexões críticas acerca da responsabilidade de cada cidadão em defesa da água, do sufocamento das comunidades tradicionais, da produção desenfreada de resíduos, do tensionamento sobre os hábitos de produção e consumo das sociedades que evidenciam desastres ambientais.
Para pensar – e agir – coletivamente no enfrentamento dessa realidade, entre os dias 21 e 23 de maio, especialistas convidados, alunos e educadores da Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) se reúnem para esclarecer quais ações emergenciais devem ser priorizadas para conservar a biodiversidade, restaurar ecossistemas e permitir um desenvolvimento sustentável a partir da conscientização.
Programação - Dia 21 de Maio
Abertura
Manhã: às 07h30 | Noturno: às 19h
Mesa Redonda
Bloco 1
Manhã: às 07h30 | Noturno: às 19h
Como atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU?
NINA ORLOW
Arquiteta e urbanista (FAU-USP), com pós-graduação em Construções Sustentáveis (FAAP). Coordenadora do Movimento Nacional pelos ODS no Estado de SP. Integra a Aliança Resíduos Zero Brasil e GT (Grupo de Trabalho) Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo. Colaboradora da Rede das Agendas 21 de São Paulo. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Socioambiental.
Meio Ambiente e Cidadania: políticas sustentáveis e impacto social
SUSI UHREN
Susi Uhren: Graduada em Gestão e Planejamento de Marketing e Vendas, pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade de Ciências Ambientais do SENAC – SP. Licenciada em Geografia pela Universidade Cruzeiro do Sul – SP. Graduada em Geografia (Bacharelado) pela UNICID - Universidade da Cidade de São Paulo - SP. Atua há mais 25 anos no mercado de resíduos comuns e perigosos. Atualmente dirige a Singular Ambiental, empresa que presta assessoria ambiental para
diversos segmentos de mercado. Realiza palestras e treinamentos ambientais com o intuito de desenvolver a conscientização ambiental individual e coletiva.
CARLOS GUILHERME MARCHEVSKI
Carlos Guilherme Marchevski: Engenheiro ambiental formato pela Faculdade Oswaldo Cruz e sócio proprietário da Florestativa Soluções Ambientais. Desempenha atividades como: licenciamento ambiental, desempenho ambiental operacional, gerenciamento de áreas contaminadas e recuperação de áreas degradadas.
Case: Práticas Organizacionais Sustentáveis
Participação: Antônio Bizeli (Empresário).
Bloco 2
Noturno: às 19h
Como a mídia lida com as pautas ambientais?
SOFIA JUCON
Jornalista, formada pela Universidade Braz Cubas (1995); pós-graduada em Gestão Ambiental pelo Senac (2002); atua há 30 anos nas áreas de meio ambiente/ sustentabilidade, saneamento, segurança e saúde do trabalho, prevenção e combate a incêndios e segurança digital/patrimonial. Foi jornalista responsável e editora da Revista Meio Ambiente Industrial (1996-2020). É editora/redatora das Revistas Cipa & Incêndio e Portal Security (2018-atual); e redatora das Revistas Sanear e Saneas (2021-atual); além de coordenadora executiva de congressos, cursos e treinamentos ligados aos temas.
Ativismo no debate sustentável: dentro e foras das mídias sociais
GABRIELA GOMES
Fundadora do Podcast “No Ritmo Da Terra”, tem 20 anos e é estudante de Pedagogia na Faculdade Rudolf Steiner. É ativista ambiental pelo Clima De Mudança e pelo Movimento reFloresta. Com uma linguagem de jovens para jovens, acredita na força dos coletivos, trabalho de base, trocas e principalmente na força da educação humanizada como caminho para transformação.
Case: Luta de ativistas mexicanos em defesa da água
Intervenção em vídeo: Léon Fierro (Ativista do coletivo Mexicali Resiste).
Participação: Karla Dias Lopes.