Um dos traços decisivos de nossa época é o imperativo da performance, que atinge não só a esfera do mundo do trabalho, mas as demais esferas da nossa existência. Do lazer à gestão dos relacionamentos afetivos, da educação ao esporte, a cobrança pela produtividade é cada vez maior. E o agente dessas cobranças somos nós mesmos. O resultado é uma vida paradoxal, entre o excesso e a privação. Excesso de trabalho e atividades ditas produtivas, e carência de momentos de ócio e contemplação, considerados verdadeiros pecados capitais no capitalismo tardio. Esse encontro do Aurora visa refletir, portanto, sobre o papel da tecnologia dentro desse contexto. Buscando evitar os reducionismos que exaltam ou condenam a técnica, o questionamento principal é se as tecnologias são aceleradoras desse processo que converte tudo em dados quantificáveis ou pode ser um aliado dentro da necessária busca por respiros dentro do caos cotidiano.
O projeto Aurora, além da exposição e diálogo filosófico, propiciará momento cultural, em que
artistas das mais diversas áreas apresentarão seus trabalhos para inaugurar o período de
reflexão. Será um evento gravado, com a finalidade de compartilhar com a comunidade externa o que vem sendo produzido pela Faculdade Paulus de Comunicação. Além disso, é possível que
o público externo sugira temas e palestrantes para maior problematização e reflexão do
conhecimento.
Coordenador do Núcleo de Pesquisa. Doutor em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Cité (bolsista Capes de Doutorado Pleno no Exterior), mestre em Ciências da Comunicação pela USP (bolsista Fapesp), especialista em Ciências da Religião pela PUC-SP e graduado em Filosofia pela FFLCH-USP e em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela ECA-USP. É membro do Centre d’Études sur l’Actuel et le Quotidien (Ceaq-Sorbonne) e autor do livro Sacralidade Digital: religiões e religiosidades na época das redes, Annablume/Fapesp, 2014. Áreas de interesse e atuação: mídia e religião, redes digitais, filosofia da tecnologia e da comunicação, sociologia da comunicação e da religião.
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – São Paulo, 04017-030