O objetivo da oficina é estimular, exercitar e aprimorar a escrita de textos através da leitura e da discussão da produção dos próprios participantes. A atenção à linguagem verbal – material específico que constitui o texto – será o foco das atividades, sem perder de vista que todo e qualquer texto integra e participa de uma trama mais ampla, a cultura, espécie de textura repleta de linguagens que dialogam – em contribuição e conflito – entre si. Teoria e técnica virão à tona de acordo com a dinâmica e a prática do grupo, em uma composição que atenda às características dos trabalhos dos participantes.
Ementa: Múltiplas formas de comunicação através da língua portuguesa. Aspectos formais e gramaticais de diferentes textos. Interpretação Textual. Estratégias de Produção Textual.
Conteúdo programático:
a) o texto e o contexto da cultura;
b) texto, criação e literatura;
c) comunicação e discurso no texto literário;
d) registros da linguagem verbal no texto e no cotidiano;
e) a palavra e suas propriedades;
f) o ritmo e as frases, a sintaxe;
e) os efeitos da leitura;
f) o texto acabado e suas aberturas para a cultura.
Público-alvo:
profissionais, estudantes e demais interessados em desenvolver o texto literário, em seus diversos gêneros e formatos, com ênfase em sua comunicação com a sociedade e a cultura.
Luís Fernando Pereira é escritor, professor universitário e trabalha com revisão e preparação de textos. Cursou Jornalismo na PUC-SP e realizou mestrado e doutorado na mesma instituição, no programa de Comunicação e Semiótica, com pesquisas sobre narrativas e suas conexões com outras séries da cultura. Desde 2005, participa do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco, Oralidades e Mestiçagem, liderado pelo professor e poeta Amálio Pinheiro, que investiga o movimento de diversos textos culturais latino-americanos, suas relações e operações tradutórias. Autor de livros paradidáticos e infantojuvenis publicados pelas editoras Ática, Escala Educacional e Paulus, lançou, em 2016, seu primeiro livro de contos, Fronteira, pela Chiado Editora, obra que recebeu menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura 2014. Em 2021, contribuiu e participou da organização do livro Pequeno Almanaque de Cultura Barroco-Mestiça Vol. II, publicado pela EDUC.
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – São Paulo, 04017-030