6 HORAS - 14H ÀS 17H (TERÇA-FEIRA) 25 DE ABRIL E (QUINTA-FEIRA) 27 DE ABRIL

Curso Extensão

Modalidade

Língua Portuguesa

O objetivo da oficina é estimular, exercitar e aprimorar a escrita de textos através da leitura e da discussão da produção dos próprios participantes. A atenção à linguagem verbal – material específico que constitui o texto – será o foco das atividades, sem perder de vista que todo e qualquer texto integra e participa de uma trama mais ampla, a cultura, espécie de textura repleta de linguagens que dialogam – em contribuição e conflito – entre si. Teoria e técnica virão à tona de acordo com a dinâmica e a prática do grupo, em uma composição que atenda às características dos trabalhos dos participantes.

Programação:

25/04/2023

27/04/2023

Horário das aulas:

Mais informações:

Ementa: Múltiplas formas de comunicação através da língua portuguesa. Aspectos formais e gramaticais de diferentes textos. Interpretação Textual. Estratégias de Produção Textual.

Conteúdo programático:

a) o texto e o contexto da cultura;

b) texto, criação e literatura;

c) comunicação e discurso no texto literário;

d) registros da linguagem verbal no texto e no cotidiano;

e) a palavra e suas propriedades;

f) o ritmo e as frases, a sintaxe;

e) os efeitos da leitura;

f) o texto acabado e suas aberturas para a cultura.

Público-alvo:

profissionais, estudantes e demais interessados em desenvolver o texto literário, em seus diversos gêneros e formatos, com ênfase em sua comunicação com a sociedade e a cultura.

Professor:

Prof. Luís Fernando Pereira

Luís Fernando Pereira é escritor, professor universitário e trabalha com revisão e preparação de textos. Cursou Jornalismo na PUC-SP e realizou mestrado e doutorado na mesma instituição, no programa de Comunicação e Semiótica, com pesquisas sobre narrativas e suas conexões com outras séries da cultura. Desde 2005, participa do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco, Oralidades e Mestiçagem, liderado pelo professor e poeta Amálio Pinheiro, que investiga o movimento de diversos textos culturais latino-americanos, suas relações e operações tradutórias. Autor de livros paradidáticos e infantojuvenis publicados pelas editoras Ática, Escala Educacional e Paulus, lançou, em 2016, seu primeiro livro de contos, Fronteira, pela Chiado Editora, obra que recebeu menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura 2014. Em 2021, contribuiu e participou da organização do livro Pequeno Almanaque de Cultura Barroco-Mestiça Vol. II, publicado pela EDUC.

Valor do Curso:

R$150,00

*50% de desconto para alunos e ex-alunos*

FAPCOM Digital

Plataforma de cursos on-line da Faculdade Paulus de Comunicação.