APRESENTAÇÃO
A revista de graduação COMFILOTEC, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação –FAPCOM –, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista eletrônica, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Artigos, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.
Este décimo quinto volume da COMFILOTEC apresenta as produções de alunos da FAPCOM nas áreas de Comunicação, Filosofia e Tecnologia abordando temas desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e em atividades das disciplinas dos cursos.
A seção ARTIGOS traz os trabalhos “Rita Skeeter: do sensacionalismo ao livro. A vida e as mentiras de Alvo Dumbledore em Harry Potter ”, de Larissa Lopes;“Contra-história: o biopoder e o discurso racista” de Cleide Vitoria Pereira Balbino; “Ressentimento, ódio e seus reflexos na sociedade brasileira” de Kendel Melon Luna; “Modern Family: Colombian hothead e os estereótipos da mulher Latino-americana” de Maria Júlia Jarnyk das Neves; “A Relação do Homem x Máquina nas obras cinematográficas de Blade Runner: O Caçador de Andróides(1982) e Blade Runner 2049 (2017)” de Ester Tereza da Silva; “Cinema, identidade nacional e imperialismo norte-americano: o filme “bacurau” como símbolo de resistência” de Milena Barbosa Prado do Amor Divino; “A influência da comunicação digital nas relações interpessoais” de Raissa Lemos; “O mundo da técnica, a sociedade do desempenho e o mercado da fé: uma análise sobre a técnica neoliberal em Byung-Chul Han e suas implicações no neo pentecostalismo” de Rodrigo Santos de Souza.
Já seção ENSAIOS traz o texto “O divertimento para o homem” de Aline Loebel Augusto,Anna Karla Domingues, Filipe Augusto M. Ferreira, Isabele Oliveira M. Chagas, Letícia Rodrigues e Pedro Lucas da Silva Araujo.
Completa essa edição as RESENHAS “Quebra da Quarta Parede e de Regras Cinematográficas: Análise da Construção Narrativa do Filme Clube da Luta (David Fincher, 1999) de Bianca Gambelli de Oliveira e “Merlí e a potencialidade de um ensino criativo” de Allef Matheus Rodrigues Lobo.
Boa leitura!
Prof. Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar