Se hoje existe uma pobreza de poesia, não é porque a beleza tenha desaparecido, mas porque há pouca capacidade de escuta” (Papa Francisco, 2021). Vivemos numa sociedade ferida, carente, barulhenta e hiperconectada. Diante dessa realidade estamos, cada vez mais, perdendo a conexão com a nossa interioridade, isto é, com a nossa vida mística. Lidar com o profundo da alma nos assusta. Em outras palavras, estamos perdendo a capacidade de escuta de nós mesmos, dos outros e de Deus. Quem pouco se escuta, facilmente perde a direção do caminho e, pouco a pouco, perde-se do essencial. Fazer as pazes com a nossa solidão interior é o que nos salva da dependência à opinião dos outros. Silêncio e comunicação, silêncio e espiritualidade são dimensões inseparáveis de nossa busca pela felicidade.
Metodologia:
O curso é apresentado em forma de pequenos vídeos com explicações sobre o tema. Além disso, ao longo do curso você terá acesso (via links) a outros materiais sobre o tema abordado.
Objetivo:
Promover reflexões acerca dos desafios da comunicação e da escuta em tempos de barulho, pressa e conectividade.
Conteúdo:
Público Alvo:
Pessoas interessadas em exercitar sua capacidade de escuta de si mesmas e dos outros.
Padre Francisco Galvão é religioso da congregação dos Paulinos. Coordenador do Departamento de Educação a Distância – FAPCOM Digital. Coordenador da Pastoral Universitária FAPCOM. Mestre em comunicação social pela PUC Minas (2019). Possui graduação em Teologia pela Faculdade São Bento de São Paulo (2015). Estudou Filosofia na Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008-2010). Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. É autor dos livros “O Cultivo Espiritual em tempos de conectividade”, “Minuto de Resiliência para viver com sentido”, “12 virtudes da mulher” – pela Paulus editora.
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – São Paulo, 04017-030