Entre os meses de abril e maio de 2021, ocorreu mais uma edição do Comunicadores do Futuro FAPCOM. O evento tem como objetivo apresentar os cursos de graduação e graduação tecnológica da FAPCOM para aqueles que sonham em iniciar carreira na área de Comunicação.
Neste ano, o evento, no formato on-line, contou com 11 palestras que dialogaram com os cursos, o mundo do trabalho e as oportunidades em cada área.
O ciclo de palestras teve início com o curso de Publicidade e Propaganda, coordenado pelo Prof. Vanderlei Postigo. O convidado Alexis Thuller Pagliarini, diretor executivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, trouxe o tema Tendências do Live Marketing e abordou como essa estratégia, que acontece por meio de experiência ao vivo, promove o engajamento do público com as marcas.
No segundo dia, o curso de Publicidade e Propaganda convidou o egresso Weslley Guerreiro, que atua no marketing do Banco Bradesco e falou sobre as diversas possibilidades das estratégias de divulgação de uma campanha publicitária nos mais variados pontos de contato, sob o tema Mídia Publicitária e suas Esferas de Atuação ON /OFF/OOH.
Fechando a participação do curso de Publicidade e Propaganda neste ciclo de palestras do Comunicadores do Futuro, tivemos a participação da egressa Bia Lopez, assistente de arte na agência WMcCann e palestrante da Word Creativity Day 2021, que trouxe o tema Criatividade na Publicidade e Propaganda, debatendo as habilidades do publicitário na rotina do designer criativo como resultado de campanhas de sucesso.
Experiências compartilhadas
O curso de Jornalismo, coordenado pela Prof.ª Deisy Feitosa, convidou para a primeira palestra Angelo Salvioni, egresso FAPCOM e assessor de imprensa do Palmeiras, Deise Oliveira, professora FAPCOM, que cobriu a Copa do Mundo e Olimpíadas e teve passagens nas emissoras FOX Sports e Record TV, e Fernando Moura, jornalista, professor universitário e correspondente internacional especializado em tecnologia esportiva. O trio debateu sob o tema A Carreira Jornalística no Campo Esportivo e o Protagonismo Feminino na Ocupação deste Território. Explorando as diferentes possibilidades da carreira jornalística no âmbito do jornalismo esportivo, os convidados falaram das suas experiências e discutiram sobre o quanto o mercado tem se aberto ao protagonismo feminino no que diz respeito às coberturas esportivas e programas jornalísticos.
Para encerrar a participação do curso de Jornalismo nesta edição do Comunicadores do Futuro, os convidados Henrique Silva, egresso FAPCOM e produtor de jornalismo na TV Globo SP, Mábily Souza, egressa FAPCOM e produtora na chefia de reportagem da TV Globo SP, e Mônica Pinheiro, jornalista com 30 anos de atuação em jornalismo televisivo, dentre os quais 10 anos no Profissão Repórter da TV Globo, puderam refletir e compartilhar detalhes do cotidiano de quem trabalha nas redações voltadas à produção de conteúdos telejornalísticos e, ao mesmo tempo, explorar memórias afetivas de quem sonhou atuar nesses ambientes. O tema da palestra foi As Rotinas de Trabalho no Jornalismo Televisivo: histórias, desafios, superações e afetos.
Dando continuidade ao evento, o curso de Produção Multimídia, coordenado pela Profa. Alessandra Marassi, trouxe o professor da FAPCOM Bruno César dos Santos para explorar as diversas estratégias digitais para quem quer empreender, sob o tema Empreendedorismo nas Mídias Digitais.
Bate-papos com muito conhecimento
Também coordenado pela Prof.ª Alessandra Marassi, o curso de Relações Públicas convidou o egresso FAPCOM e fundador da Agência Clave, Henrique Souza, para falar sobre estratégias digitais para quem quer empreender. Sob o tema Estratégias e Produção de Conteúdo On-line, Henrique relatou sua trajetória desde a passagem pela FAPCOM como aluno, até a abertura de sua própria agência.
O curso de Fotografia, coordenado pelo Prof. Fernando Mariano, trouxe um tema que envolve não só o profissional de fotografia, mas também aquele que está sendo fotografado: Expressando Confiança: A fotografia como expressão do Eu e do outro. A convidada foi Nayla Jullie, egressa FAPCOM, que relatou todas as etapas do processo criativo da fotografia, a importância da entrega e confiança que deve existir entre o profissional e cliente e o resultado de um trabalho bem planejado, discutido e com uso de bons equipamentos.
Na última semana desse ciclo de palestras do Comunicadores do Futuro, o curso de Produção Audiovisual, coordenado pelo Prof. Fernando Mariano, teve como tema a palestra O Mercado de Produção Audiovisual Hoje. O debate trouxe uma abordagem sobre o mercado de produção audiovisual na visão de dois egressos da FAPCOM, Leticia Leme Versinhassi, que atua nos estúdios das revistas Caras, Contigo, Anamaria, dentre outras da Editora Perfil, e Pedro Kalli, editor de vídeo na equipe de Branded Content da VIX media. O bate-papo ainda contou com a participação do Prof. Bruno César Santos, da FAPCOM.
Encerrando a participação dos cursos coordenados pelo Prof. Fernando Mariano, o curso de Rádio, TV e Internet abordou o tema Empreendedorismo no Mercado de Rádio, Televisão e Internet. O convidado foi Bruno Aguiar, egresso FAPCOM com 9 anos de experiência no mercado audiovisual. O debate trouxe a importância da formação em RTVI (Rádio, TV e Internet) e as oportunidades de trabalho nos meios tradicionais e nos projetos desenvolvidos por conta própria.
E para finalizar esse ciclo de palestras do Comunicadores do Futuro, o curso de Filosofia, coordenado pelo Prof. Luiz Pires, trouxe o tema O Ensino da Filosofia em Projetos Socioculturais. Os convidados foram Alberto Neves, egresso FAPCOM e agente de organização escolar, Felipe Almeida, egresso FAPCOM e agente de promoção ambiental no SUS, e Clodoaldo Arruda, egresso FAPCOM, rapper, produtor musical e ativista. Os filósofos apresentaram o CAEF (Coletivo Autônomo de Estudantes de Filosofia), formado por egressos do curso de Filosofia da FAPCOM. O CAEF nasceu em 2015 com o propósito inicial de ser um Grupo de Estudos em Filosofia que pretendia expandir o conhecimento filosófico a pessoas interessadas, estudantes ou não, que buscam refletir sobre temas filosóficos. O objetivo geral do coletivo é divulgar o conhecimento da Filosofia de maneira popular, por meio de ações desenvolvidas em oficinas. O debate ainda contou com a mediação do Prof. Giovanni Vela, da FAPCOM.