Por Larissa Lopes
A FAPCOM recebeu a avaliação de seis cursos de graduação pelo Guia da Faculdade, uma pesquisa de opinião acadêmica realizada pelo Quero Bolsa e o jornal O Estado de S. Paulo. Segundo o Quero Bolsa, mais de 14 mil cursos de instituições de ensino (IES) cadastradas no Ministério da Educação foram avaliados em 2020.
Os cursos da FAPCOM foram classificados com as seguintes estrelas:
Filosofia (Bacharelado) – 4 Estrelas
Filosofia (Licenciatura) – 4 Estrelas
Jornalismo (Bacharelado) – 4 Estrelas
Relações Públicas (Bacharelado) – 4 Estrelas
Rádio, TV e Internet (Bacharelado) – 4 Estrelas
Publicidade e Propaganda (Bacharelado) – 3 Estrelas
Para que os cursos possam ser avaliados, é necessário ter a titulação de bacharelado ou licenciatura; e pelo menos uma turma de alunos já formados. O passo seguinte à inscrição da IES é o envio de um questionário, que deve ser respondido pelo coordenador do curso, e conter as principais características daquela graduação.
Depois, as respostas vão para um grupo de educadores voluntários – mais de 9 mil esse ano -, que avaliam os cursos das regiões em que trabalham, a partir de três notas de 1 a 5. Os critérios utilizados para essa avaliação são os mesmos desde a primeira edição do Guia: qualidade da proposta de ensino do curso, perfil dos professores e condições dos materiais e equipamentos oferecidos. A partir das notas, uma média é gerada para cada curso que, depois, é transformada em estrelas. O curso que recebe 1 ou 2 estrelas não entra para a avaliação.
Por dois anos consecutivos, a FAPCOM recebeu a classificação de 4 e 3 estrelas em cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e entrou para o ranking das melhores instituições de ensino de Comunicação e Filosofia, segundo o Guia da Faculdade.