Prezados alunos e alunas e toda comunidade FAPCOM,
Embora o avanço do COVID-19 tenha nos obrigado ao regime de relações remotas e ao isolamento social, queremos saudar a cada um de vocês com um forte abraço, de conforto e de estreitamento dos laços; afinal a vida nos pede afetos. E numa situação de crise como a que estamos atravessando, os afetos, a solidariedade, o diálogo são fundamentais.
Todos fomos surpreendidos. O estudo remoto não estava em nossos planos, por isso pedimos a vocês, calma, serenidade e paciência, estamos todos sendo forçados a nos adaptar a essa nova realidade.
Para dirimir os possíveis ruídos que possam surgir, gostaríamos de expor e reiterar algumas medidas que a instituição vem adotando para garantir a continuidade das atividades acadêmicas:
1) A FAPCOM optou por manter suas atividades regulares, adaptando as aulas presenciais e demais atividades regulares para o ambiente digital (utilizando a ferramenta Google Classroom). Essa opção, bem como as estratégias adotadas para o cumprimento mínimo dos 200 dias letivos obrigatórios, já foi formalizada junto ao MEC, mediante ofício. Nesse sentido, não se cogita suspensão de atividades ou prorrogação do ano letivo. Cabe ressaltar que essa foi a opção adotada pela grande maioria das instituições de Ensino Superior, em consonância com as orientações das entidades representativas e com os pareceres do Ministério da Educação (343, 345 e 356 de 2020).
2) A FAPCOM, em conformidade com os princípios e orientações de sua mantenedora (Pia Sociedade de São Paulo), tem priorizado a garantia, a segurança e a preservação de seus colaboradores e alunos, buscando alternativas viáveis e responsáveis para que seus serviços sejam oferecidos com menor prejuízo possível a todos, tendo plena confiança de que todos cumprirão com suas responsabilidades.
3) Reiteramos a necessidade de que alunos, professores, coordenadores e demais colaboradores, se comprometam, naquilo que lhes cabe, com essa adaptação de aulas para os espaços digitais. Sendo assim, reforçamos que os alunos devem participar regularmente das atividades, fazendo-se presente nas aulas remotas, participando das discussões, entregando atividades solicitadas, entre outras ações propostas pelo professor. Tais adaptações não dispensam os alunos de serem avaliados, pelo contrário. As avaliações devem ser aplicadas e cumpridas, mesmo adaptadas às ferramentas digitais.
4) Por ora, as atividades práticas e de laboratório estão suspensas. Entretanto, cabe ressaltar que as disciplinas possuem uma dimensão teórica e uma dimensão prática, mesmo aquelas que são desenvolvidas prioritariamente em laboratório, conforme o currículo adotado pela instituição. Nesse caso excepcional, deve-se priorizar a dimensão teórica, de modo que as atividades práticas serão replanejadas com o retorno das aulas presenciais. O mesmo valerá para atividades práticas de estágio curricular.
Por fim, gostaríamos de agradecer o imenso esforço de todos, professores, coordenadores, representantes de sala, monitores e todos os colaboradores neste período excepcional. À despeito das dificuldades e inseguranças nessa fase de adaptação, temos recebido relatos positivos de boas práticas, envolvimento, criatividade e aprendizado – objetivo central do nosso trabalho.
Pedimos mais uma vez paciência e serenidade neste momento. Na confiança de que tudo logo voltará ao normal e de que sairemos todos bem e mais preparados deste desafio que se impôs a todos nós.
Continuemos nos protegendo!
Um cordial abraço.
A Direção