Habilitação |
Condição Legal |
Regime de Matrícula | ||||
Autorizado |
Reconhecimento |
|||||
Portaria | Publicação | Portaria |
Publicação |
|||
Publicidade Propaganda |
2.121 e 2.122 | 16/06/2005 | 208 | 07/07/2020 | Semestral | |
Jornalismo | 16/06/2005 |
208 |
07/07/2020 | |||
Relações Públicas | 2.121 e 2.122 | 16/06/2005 | 744 |
25/11/2016 |
||
Rádio, TV e Internet |
2.121 e 2.122 | 16/06/2005 | 1347 | 15/12/2017 | ||
Filosofia – Bacharelado | 247 | 06/07/2011 | 67 |
23/06/2023 |
||
Filosofia – Licenciatura |
114 | 08/03/2013 | 151 |
23/06/2023 |
||
Fotografia |
406 | 30/08/2013 | 151 |
30/06/2016 |
||
Multimídia | 114 | 08/03/2013 | 249 |
30/06/2016 |
||
Audiovisual | 670 | 11/11/2014 | 431 | 12/11/2020 |
Dirigente | Cargo | Titulação |
Pe. José Erivaldo Dantas | Diretor | Mestre em Ciências da Religião |
Pe. Benedito Antônio Bueno de Almeida | Pró-diretor Acadêmico | Mestrando em Teologia |
Fernando Mariano Siqueira | Coordenador do Curso de Rádio, TV e Internet e dos Cursos Tecnológicos de Produção Audiovisual, Fotografia e Produção Multimídia | Mestre em Comunicação |
Fábio Alessandro Munhoz | Coordenador do Curso de Graduação em Relações Públicas e de Filosofia (interino) | Mestre em Comunicação |
Rita de Cássia Donato dos Santos | Coordenadora do Curso de Jornalismo | Mestre em Comunicação |
Amanda Yara Generozo | Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda | Mestre em Comunicação |
Relação dos professores que integram o corpo docente dos cursos, com a respectiva formação, titulação e regime de trabalho.
Antonio Alves Iraildo Brito | Doutor | Integral |
Arlete Taboada | Mestre | Horista |
Bruno César dos Santos | Mestre | Parcial |
Carlos Eduardo Souza Aguiar | Mestre | Parcial |
Carlos Jacinto Nascimento Motta | Doutor | Horista |
Cilene Victor da Silva | Doutora | Horista |
Daniel Bento Paletta | Especialista | Horista |
Deize da Rosa Oliveira | Especialista | Horista |
Denise Marciano de Aquino | Mestre | Integral |
Ediliane de Oliveira Boff | Mestre | Horista |
Elaine Gomes Vilela | Mestre | Horista |
Erick Borges Vieira | Especialista | Horista |
Fabiana Mendes Sanches Garcia | Especialista | Parcial |
Fábio Alessandro Munhoz | Mestre | Horista |
Felipe Pereira Barros | Doutor | |
Fernando Mariano de Siqueira | Mestre | Parcial |
Isabel Orestes Silveira | Doutora | Parcial |
João Elias Nery | Mestre | Horista |
Kaluan Boarini Bernardo | Mestre | |
Lawrence Rocha Shum | Doutor | Horista |
Lucas Jahnel Cangelli | Especialista | |
Luiz de Camargo Pires Neto | Doutor | Horista |
Luiz Eduardo P. Baronto | Mestre | Horista |
Lumas Santos de Oliveira | Doutora | Parcial |
Marcella Schneider Faria | Mestre | |
Patrícia Beatriz Souza Campinas Pena | Mestre | Horista |
Francisco Galvão | Mestre | |
Pedro Monticelli | Doutor | Integral |
Renato Candido Lima | Doutor | Integral |
Rita de Cássia Donato dos Santos | Mestre | Horista |
Taís Silva Oliveira | Mestre | Horista |
Tiago Souza Machado Casado | Doutor | Parcial |
Vanderlei Postigo | Mestre | Parcial |
Vaniele Barreiros da Silva | Doutora | Horista |
Vivian Javiera Castro Villarroel | Doutora | Horista |
Wanessa Scabora | Especialista | |
Wellington Dias de Melo | Mestre | Horista |
Yoshio Maurício da Silva Tanaka | Mestre | Horista |
Amanda Yara Generozo | Mestre | |
Matrizes curriculares dos cursos.
A – Jornalismo Clique aqui para visualizar
B – Publicidade e Propaganda Clique aqui para visualizar
C – Rádio TV e Internet Clique aqui para visualizar
D – Relações Públicas Clique aqui para visualizar
E – Filosofia Clique aqui para visualizar (bacharelado) Clique aqui para visualizar (licenciatura)
F – Fotografia Clique aqui para visualizar
G – Multimídia Clique aqui para visualizar
H – Audiovisual Clique aqui para visualizar
Curso |
Conceito ENADE |
Jornalismo |
5 |
Rádio, TV e Internet |
5 |
Relações Públicas |
4 |
Publicidade e Propaganda |
5 |
Filosofia |
4 |
Fotografia |
Não Avaliado |
Multimídia |
Não Avaliado |
Audiovisual |
Não Avaliado |
A – Mensalidade Clique aqui para visualizar
B – As taxas a serem assumidas pelos alunos são:
Infraestrutura da instituição A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM apresenta boas instalações para o desenvolvimento das atividades acadêmicas proposta, tanto em relação às salas de aulas, quanto a laboratórios, estúdios e laboratórios de informática, além de contar com boa infraestrutura de apoio acadêmico e amplo acervo bibliográfico especializado. O prédio foi projetado e construído de modo a atender ao ensino superior. Instalações físicas gerais A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM apresenta boas instalações para o desenvolvimento das atividades acadêmicas proposta, tanto em relação às salas de aulas, quanto a laboratórios, estúdios e laboratórios de informática, além de contar com boa infraestrutura de apoio acadêmico e amplo acervo bibliográfico especializado. O prédio foi projetado e construído de modo a atender ao ensino superior. Possui, para apoiar suas atividades de ensino e extensão, área construída de 14.143 m² com oito pavimentos assim distribuídos em sua totalidade: Instalações administrativas
Instalações acadêmicas
Instalações para atendimento de alunos
Instalações de Biblioteca
Instalações de laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: infraestrutura física
Descrição detalhada das instalações Auditório A FAPCOM conta com auditório no 2º. Subsolo com capacidade para 471 lugares, incluindo poltronas para obesos e espaço destinado a deficientes físicos, conforme discriminado: Palco e Plateia (536m²):
Home Theater
A Instituição dispõe de 01 sala Home Theater com 87m², localizado no 3° andar, com capacidade para 70 pessoas, equipada com Datashow tela de projeção, sistema de som e ar condicionado.
Instalações de Biblioteca
A Biblioteca da FAPCOM, enquanto gestão organizacional, está sob a responsabilidade Diretoria ligada às Pró-diretorias Acadêmica e Administrativa e possui regulamento interno acessível à comunidade interna.
Oferece apoio informacional ao corpo docente, discente e aos funcionários da Instituição. Está cadastrada no Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região sob o número 3686.
Uma área com aproximadamente 500 metros quadrados é reservada para o acervo com boas instalações, mobiliário, iluminação, ventilação, limpeza e conservação adequadas.
A Biblioteca oferece ambientes de estudo individual e em grupo em uma área de aproximadamente 240 metros quadrados com condições adequadas para o atendimento aos usuários. Disponibiliza 5 salas para estudos em grupos e dispõe de 32 mesas com cadeiras e tomadas para estudo individual. Para consultas ao acervo, serviços online e acessos web dispõe de 9 computadores.
O setor possui acessibilidade nas áreas de estudos em grupo e individual e acesso aos terminais de consulta e pesquisa.
A Biblioteca da FAPCOM funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 21h45 e aos sábados das 9h às 12h45.
A Biblioteca FAPCOM é gerida por profissional qualificado na área e colaboradores treinados e capacitados.O sistema de acesso ao acervo é semi-aberto.Considerando-se os aspectos de tecnologia e informatização, a biblioteca possui acervo 100% informatizado, mobiliário e equipamentos adequados para o acesso aos catálogos disponíveis aos usuários. O acervo é gerenciado pelo software Sophia Biblioteca Avançado.
Os computadores, programas e aplicativos são atualizados e em quantidades que suprem as demandas. O setor possui acesso à internet e rede Wireless. O software gerenciador (Sophia biblioteca Avançado) permite consultas simples e avançadas, no ambiente interno, externo e acessos pela web, possibilitando diversos serviços online. O sistema possui formatos de intercâmbio de registros bibliográficos em MARC e protocolo Z39.50.
O sistema fornece acesso aos catálogos, sugestões de aquisições, consultas, lista de espera eletrônica, renovação e reserva de obras via internet, serviços de referência bibliográfica, acesso às mídias digitais, biblioteca digital de produção docente e discente, pesquisa e levantamento bibliográfico, consulta a base de dados de outras instituições, acesso às bibliografias adotadas pelos cursos e biblioteca virtual. O Sistema possui repositório digital para postagem de trabalhos acadêmicos.
A Biblioteca oferece serviços de empréstimo domiciliar e utiliza o controle biométrico para efetuar circulações. Auxilia os estudantes na normatização de trabalhos acadêmicos e ministra treinamentos quanto à utilização de seus recursos. Oferece apoio às pesquisas e estudos diversos.
A Biblioteca é associada ao Portal Sophia que integra todas as bibliotecas usuárias do mesmo sistema e também ao COMUT.
A biblioteca participa e divulga seus boletins nas redes sociais.
A Biblioteca fornece, mensalmente e anualmente, à diretoria da IES, relatórios estatísticos de serviços.
Acervo biblioteca: Livros: 66260 obras Periódicos: 15800 exemplares Outros: 2400 A biblioteca possui Política de Atualização e Manutenção do Acervo como instrumento Institucional. O acervo é dimensionado acima da média da demanda e os critérios de aquisição e expansão estão adequados em acordo com os documentos oficiais da IES.
Plano de atualização do acervo
A atualização é periódica e conta com verba prevista no orçamento econômico-financeiro da instituição, com revisão anual.
As aquisições priorizam as bibliografias básicas e complementares adotadas nos Planos de ensino em quantidades satisfatórias em relação ao número de alunos por disciplina.
A ampliação também é feita através dos lançamentos editoriais e indicações do corpo docente e discente. O setor oferece serviço on-line de sugestão de obras.
Salas de apoio de informática ou infraestrutura equivalente
O departamento de T.I.C – Tecnologia da Informação e Comunicação da FAPCOM é uma extensão da área de T.I.C da Pia Sociedade de São Paulo mantenedora desta Instituição. A estrutura de profissionais destinada ao atendimento exclusivo da FAPCOM.
A área de T.I.C baseia-se na Política de Tecnologia da Informação e Comunicação da Pia Sociedade de São Paulo que tem como objetivo regulamentar e orientar quanto à utilização ética e profissional dos serviços e recursos de tecnologia da informação e comunicação, que estão disponíveis no ambiente corporativo, garantindo a qualidade, confiabilidade, segurança e prestação destes serviços. Existem dois regulamentos que complementam a política de T.I.C e que são direcionados ao corpo docente e discente da FAPCOM.
Recursos de tecnologias de informação e comunicação
Os recursos tecnológicos disponibilizados pelo departamento de T.I.C – Tecnologia da Informação e Comunicação da FAPCOM são:
Distribuição de Equipamentos Laboratório de Informática
A estrutura física destinada aos ambientes de informática da FAPCOM é composta por 5 Laboratórios com um número total de 189 equipamentos e recursos avançados de edição de imagem, texto, áudio e vídeo e softwares para navegação web. Possui 15 antenas Wi-Fi espalhadas pelo prédio para acesso dos alunos, corpo docente e administrativo e também serviço contratado Net Virtual de 500Mb para acesso geral.
Os Laboratório 1 e 5 possuem 41 computadores Lenovo E32, Processador Intel Xeon CPU E3-1240 v3 @ 3,40GHz, HD 1000GB 16GB de Memória RAM.
Sistema Operacional Windows 10 Pro 64 bits.
Aplicativos: 7-Zip 16.02 (x64), Adobe Acrobat DC, Adobe Animate CC 2018, Adobe Audition CC 2018, Adobe Bridge CC 2018, Adobe Character Animator CC 2018, Adobe Creative Cloud, Adobe Dimension CC, Adobe Dreamweaver CC 2018, Adobe Illustrator CC 2018, Adobe InCopy CC 2018, Adobe InDesign CC 2018, Adobe Lightroom Classic CC, Adobe Media Encoder CC 2018, Adobe Muse CC 2018, Adobe Photoshop CC 2018, Adobe Photoshop Express, Adobe Prelude CC 2018, Adobe Premiere Pro CC 2018, Audacity 2.1.2, Avast Business Security, BS.Player FREE, CCleaner, CDBurnerXP, Code Writer, CutePDF Writer 3.1, Eclipse Manager, Foto-Mosaik-Edda Standard V7.6.17168.1, Gephi 0.9.2, HEVC Video Extension, IRaMuTeQ 0.7 alpha 2, iResize 2, Java 8 Update 151, Java 8 Update 151 (64-bit), K-Lite Mega Codec Pack 13.5.5, LanEscola Student, Microsoft Office Professional Plus 2016, Mozilla Firefox 49.0.2 (x64 pt-BR), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek Video Codecs, Paint 3D, Print 3D, PSPP, QT Lite 4.1.0, QuickTime 7, R for Windows 3.4.1, Real Alternative 2.0.2, RStudio, TightVNC, Winrar, Tom Micro.
Os Laboratórios 2 e 3 possuem 26 Computadores Lenovo E32, Processador Intel Xeon CPU E3-1240 v3 @ 3,40GHz, HD 1000GB 16GB de Memória RAM.
Sistema Operacional Windows 10 Pro 64 bits.
Aplicativos: 7-Zip 16.02 (x64), Adobe Acrobat DC, Pacote Adobe CC 2018, Adobe Animate CC 2018, Adobe Audition CC 2018, Adobe Bridge CC 2018, Adobe Character Animator CC 2018, Adobe Creative Cloud, Adobe Dimension CC, Adobe Dreamweaver CC 2018, Adobe Illustrator CC 2018, Adobe InCopy CC 2018, Adobe InDesign CC 2018, Adobe Lightroom Classic CC, Adobe Media Encoder CC 2018, Adobe Muse CC 2018, Adobe Photoshop CC 2018, Adobe Photoshop Express, Adobe Prelude CC 2018, Adobe Premiere Pro CC 2018, Audacity 2.1.2, Avast Business Security, BS.Player FREE, CCleaner, CDBurnerXP, Code Writer, CutePDF Writer 3.1, Eclipse Manager, Foto-Mosaik-Edda Standard V7.6.17168.1, Gephi 0.9.2, HEVC Video Extension, IRaMuTeQ 0.7 alpha 2, iResize 2, Java 8 Update 151, Java 8 Update 151 (64-bit), K-Lite Mega Codec Pack 13.5.5, LanEscola Student, Microsoft Office Professional Plus 2016, Mozilla Firefox 49.0.2 (x64 pt-BR), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek Video Codecs, Paint 3D, Print 3D, PSPP, QT Lite 4.1.0, QuickTime 7, R for Windows 3.4.1, Real Alternative 2.0.2, RStudio, TightVNC, Winrar, Tom Micro.
O Laboratório 4 possui 55 Computadores COUGAR, Processador Intel i7 CPU – 7700 @ 3,60GHz, HD SSD 220 GB e HD 1000GB 16GB de Memória RAM.
Sistema Operacional Windows 10 Pro 64 bits.
Aplicativos: 7-Zip 16.02 (x64), Adobe Acrobat DC, Pacote Adobe CC 2018, Adobe Animate CC 2018, Adobe Audition CC 2018, Adobe Bridge CC 2018, Adobe Character Animator CC 2018, Adobe Creative Cloud, Adobe Dimension CC, Adobe Dreamweaver CC 2018, Adobe Illustrator CC 2018, Adobe InCopy CC 2018, Adobe InDesign CC 2018, Adobe Lightroom Classic CC, Adobe Media Encoder CC 2018, Adobe Muse CC 2018, Adobe Photoshop CC 2018, Adobe Photoshop Express, Adobe Prelude CC 2018, Adobe Premiere Pro CC 2018, Audacity 2.1.2, Avast Business Security, BS.Player FREE, CCleaner, CDBurnerXP, Code Writer, CutePDF Writer 3.1, Eclipse Manager, Foto-Mosaik-Edda Standard V7.6.17168.1, Gephi 0.9.2, HEVC Video Extension, IRaMuTeQ 0.7 alpha 2, iResize 2, Java 8 Update 151, Java 8 Update 151 (64-bit), K-Lite Mega Codec Pack 13.5.5, LanEscola Student, Microsoft Office Professional Plus 2016, Mozilla Firefox 49.0.2 (x64 pt-BR), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek Video Codecs, Paint 3D, Print 3D, PSPP, QT Lite 4.1.0, QuickTime 7, R for Windows 3.4.1, Real Alternative 2.0.2, RStudio, TightVNC, Winrar, Tom Micro.
Distribuição de Equipamentos do Ambiente de Pesquisa
O Ambiente de Estudo e de Pesquisa é composto por 10 equipamentos Thin Client da Ncomputing que oferece serviços básicos de consulta à internet e edição de texto, utilizando os aplicativos Internet Explorer 11, Google Chrome, Libre Office versão 3.6.2 Writer, Calc, Draw, Impress, Base, PDF Creator, WinRar, K-lite mega codec, Adobe Reader XI, Avast Business Security, Windows Media Player.
O Ambiente de Pesquisa da Biblioteca é composto por 10 equipamentos Thin Client da Ncomputing que oferece serviços básicos de consulta a livros, através do navegador Internet Explorer 11 no site da FAPCOM, interligado com o gerenciador Sophia Biblioteca.
Laboratório de Comunicação e Multimídia
O Laboratório de Comunicação e Multimídia FAPCOM é um espaço destinado a atender todos os cursos da IES, nas quais estejam envolvidas práticas de produção audiovisual. Neste espaço, os alunos e professores poderão contar com o apoio de seis profissionais, todos bacharéis em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV e/ou Jornalismo e/ou Fotografia. O horário de funcionamento é de 07h30 às 22h40, de segunda-feira a sexta-feira e, também, aos sábados de 08h às 16h.
Estúdios – laboratórios especializados
Estúdio de Áudio/Rádio
No estúdio de áudio são gravados e editados jingles, spots de rádio, teasers, programas de rádio, documentários, vídeos institucionais com áudio e outras peças que tenham o áudio como fundamento. A captação e edição de áudio é feita através da plataforma Macintosh utilizando o Pro Tools, um dos softwares mais utilizados no mercado de trabalho. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada. O ambiente conta com os seguintes equipamentos:
Estúdio de vídeo/TV
O estúdio de TV e Vídeo, com tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção publicitária, jornalística e ficcional. O uso dos estúdios e a retirada de equipamentos são regidos por um regulamento próprio, que fica disponível no setor para a consulta dos alunos.
Na Técnica do estúdio de TV e Vídeo são controladas todas as funções do estúdio de TV. É possível gravar as imagens captadas no estúdio, efetuar cortes de câmeras, controlar os microfones, inserir letreiros (GC’s) e gráficos, enviar textos através do Teleprompter para os apresentadores no estúdio, enfim, trata-se de um espaço de onde se pode dirigir a atuação dos profissionais envolvidos no trabalho. O estúdio foi modernizado ao longo do ano de 2016 e início de 2017 e conta com os seguintes equipamentos:
A iluminação do estúdio de TV é composta pelos seguintes equipamentos:
Na reformulação do estúdio de TV optou-se pela substituição dos equipamentos de lâmpadas halógenas (Refletores Aberto, Fresneis e Set Light) por equipamentos similares de luz fluorescente (Master Flood) e Led. Porém todo o equipamento substituído encontra-se à disposição para situações específicas de aula.
A iluminação do Estúdio é composta pelos seguintes equipamentos:
Após a troca dos equipamentos de estúdio e atualização tecnológica, o equipamento antigo foi preservado para aulas específicas do curso de Rádio, TV e Internet e do curso superior de tecnologia Audiovisual.
Os equipamentos originais do estúdio são:
Estúdios de foto
A FAPCOM possui dois estúdios de fotografia, localizados no andar -2. Nos Estúdios de Fotografia são produzidas sessões fotográficas de produtos, modelos e outras situações que possibilitem ao aluno o exercício da criatividade na captação de imagens. Ambos espaços possuem ar condicionado e iluminação adequada à produção fotográfica.
Os estúdios contam com os seguintes equipamentos:
Laboratório de pós-produção de áudio e vídeo
Na Pós-Produção de TV e Vídeo são editados e finalizados os materiais gravados no estúdio ou em externas. A edição de imagens é realizada em sistema não linear utilizando a plataforma Macintosh e softwares utilizados no mercado de trabalho como Final Cut Pro e DVD Studio Pro. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção audiovisual.
O ambiente conta com os seguintes equipamentos:
A FAPCOM mantém para as atividades laboratoriais práticas, 04 laboratórios de Informática, 02 estúdios de fotografia, 01 estúdio de rádio, 01 estúdio de TV e 03 salas de pós-produção. Todos equipados com aparelhos, softwares, ar condicionado e iluminação adequados ao ambiente de aprendizagem.
O estúdio de TV e Vídeo, com tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção audiovisual, é equipado com câmeras digitais no formato broadcast Full HD. Também estão disponíveis câmeras na resolução 4K, bem como um switcher modelo Tricaster TC-460, link para participação ao vivo Newtek Talkshow e mesa de áudio Yamaha.
Na Técnica do estúdio de TV e Vídeo são controladas todas as funções do estúdio de TV. É possível gravar as imagens captadas no estúdio, efetuar cortes de câmeras, controlar os microfones, inserir letreiros e gráficos, enviar textos através do Teleprompter para os apresentadores no estúdio e realizar transmissões ao vivo. Trata-se de um espaço de onde se pode dirigir a atuação dos profissionais envolvidos no trabalho. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção audiovisual.
Na Pós-Produção de TV e Vídeo são editados e finalizados os materiais gravados no estúdio ou em externas. A edição de imagens é realizada em sistema não linear utilizando a plataforma Macintosh e Windows, e softwares utilizados no mercado de trabalho como Final Cut Pro, DVD Studio Pro e Adobe Premiere. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção audiovisual.
No Estúdio de Rádio são gravados e editados jingles, spots de rádio, teasers, programas de rádio, documentários, vídeos institucionais com áudio e outras peças que tenham o áudio como fundamento. A captação e edição de áudio é feita através da plataforma Macintosh utilizando o Pro Tools, um dos softwares mais utilizado no mercado de trabalho. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada. Também é possível realizar transmissões ao vivo de aulas e de programas para a Rádio FAPCOM.
Nos Estúdios de Fotografia são produzidas sessões fotográficas de produtos, modelos e outras situações que possibilitem ao aluno o exercício da criatividade na captação de imagens. Possui ar condicionado e iluminação adequada à produção fotográfica.
Os laboratórios didáticos especializados oferecem a docentes e discentes conjunto de serviços voltados à realização de atividades em disciplinas, eventos, TCC, atividades complementares, entre outras que fazem parte da vida acadêmica. Os laboratórios contam com 6 técnicos e 2 estagiários para atendimento discentes e docente.
Com regulamentos próprios, tais laboratórios propiciam aos acadêmicos apoio no planejamento e execução de atividades em impressos, áudio, vídeo e fotografia, incluindo:
Laboratórios TIC
O Departamento TIC é responsável por manter a funcionalidade dos equipamentos de informática em laboratório e ambiente de trabalho onde todo início de semestre é realizado o serviço de manutenção preventiva. Também é responsável por disponibilizar o acesso aos computadores, a todos os alunos, professores e colaboradores da Fapcom e, para isso, conta com um recurso chamado Sistema de Controle de Políticas de Acesso, Windows Active Directory. Este sistema serve para garantir a segurança e integridade dos alunos, professores, e colaboradores da faculdade. O TIC utiliza o AD para criar login e senha de acesso para cada usuário. E caso haja o esquecimento da senha, o usuário pode entrar em contato com o departamento, para que seja trocada a sua senha.
Caso o usuário tenha alguma dificuldade com o computador ou software, o TIC oferece suporte a todos os colaboradores, alunos e professores em laboratórios, ambiente de pesquisa, salas de aula, secretaria administrativa e acadêmica.
Laboratório de Comunicação e Multimídia
O Laboratório de Comunicação e Multimídia FAPCOM conta com profissionais bacharéis em comunicação social, capacitados para atender as necessidades dos alunos e professores, relacionadas aos trabalhos acadêmicos audiovisuais. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 22h40 e, também, aos sábados das 08h00min às 16h00min.
Os seguintes serviços são disponibilizados:
– apoio técnico aos professores e alunos durantes as aulas em estúdio.
– organização, configuração e operação (conforme planejamento pedagógico) dos equipamentos utilizados durante as aulas.
– apoio técnico aos alunos em trabalhos de produção audiovisual, executados fora de horário de aula, dentro da faculdade: gravação, edição e finalização de peças audiovisuais.
– empréstimo de equipamentos aos alunos, para produção audiovisual fora da faculdade.
– gerenciamento de equipamentos e arquivos (imagens, áudio e vídeo).
– gravação em mídia física de peças audiovisuais.
– aconselhamento e plantão de dúvidas em relação à produção audiovisual.
– coordenação técnica dos eventos acadêmicos (palestras, simpósios e transmissões) realizados na FAPCOM, em especial no auditório.
Utilização dos laboratórios
A utilização dos laboratórios e estúdios de Comunicação Social é requisitada através da ficha de “Solicitação de Atendimento ao Aluno” que deve ser preenchida e entregue pelo professor, pessoalmente, nos respectivos laboratórios. Após a entrega da ficha pelo professor, os alunos agendam, junto aos técnicos, data e horário para o atendimento.
Com o trabalho realizado, o professor deve comunicar ao respectivo laboratório se a produção deverá integrar o portfólio da Instituição.
A estrutura dos estúdios foi montada para atender as necessidades dos alunos de graduação dos cursos de Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.
Vale lembrar que ao solicitar aos alunos um trabalho prático em que o uso dos estúdios se faça necessário, o professor deverá antes se comunicar com a equipe técnica responsável pela execução da atividade, para que seja discutida a melhor forma de executá-la, evitando que os alunos cheguem aos laboratórios para agendar um trabalho cuja dinâmica eles desconhecem.
Regras gerais de utilização
8.1 Os agendamentos feitos por professores poderão ser efetuados por e-mail, desde que o professor certifique-se de que recebeu confirmação da solicitação. Não serão aceitos agendamento enviados no domingo para atendimento na segunda-feira, e o mesmo vale para dias seguintes a feriados.
Instalações Sanitárias
As instalações sanitárias atendem satisfatoriamente a necessidade da IES, são providas de boa ventilação, iluminação e higienização. Ao todo estão distribuídas nos andares 1, 2, 3, 1º subsolo, 2º subsolo e 3º subsolo, totalizando 25 sanitários.