Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Catálogo Institucional

Portaria Normativa MEC Nº23, de 21 de dezembro de 2017


Ato autorizativo expedido pelo MEC, com a data de publicação no Diário Oficial da União.

Habilitação

Condição Legal

Regime de Matrícula

Autorizado

Reconhecimento

Portaria Publicação Portaria

Publicação

Publicidade  Propaganda

2.121 e 2.122 16/06/2005 208 07/07/2020 Semestral
Jornalismo

2.121 e 2.122

16/06/2005

208

07/07/2020
Relações Públicas 2.121 e 2.122 16/06/2005 744

25/11/2016

Rádio, TV e Internet

2.121 e 2.122 16/06/2005 1347 15/12/2017
Filosofia – Bacharelado 247 06/07/2011 67

23/06/2023

Filosofia – Licenciatura

114 08/03/2013 151

23/06/2023

Fotografia

406 30/08/2013 151

30/06/2016

Multimídia 114 08/03/2013 249

30/06/2016

Audiovisual 670 11/11/2014 431 12/11/2020

 

Dirigentes da Instituição e Coordenadores de curso efetivamente em exercício.

Rita de Cássia Donato dos Santos – Coordenadora do Curso de Jornalismo – Mestre em Comunicação 
 
Dirigente  Cargo Titulação
Pe. José Erivaldo Dantas Diretor Mestre em Ciências da Religião
Pe. Benedito Antônio Bueno de Almeida Pró-diretor Acadêmico Mestrando em Teologia
Fernando Mariano Siqueira Coordenador do Curso de Rádio, TV e Internet e dos Cursos Tecnológicos de Produção Audiovisual, Fotografia e Produção Multimídia Mestre em Comunicação
Fábio Alessandro Munhoz Coordenador do Curso de Graduação em Relações Públicas e de Filosofia (interino) Mestre em Comunicação 
Rita de Cássia Donato dos Santos Coordenadora do Curso de Jornalismo  Mestre em Comunicação
Amanda Yara Generozo Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda Mestre em Comunicação
     

 

Relação dos professores que integram o corpo docente dos cursos, com a respectiva formação, titulação e regime de trabalho.

Antonio Alves Iraildo Brito Doutor Integral
Arlete Taboada Mestre Horista
Bruno César dos Santos  Mestre Parcial
Carlos Eduardo Souza Aguiar Mestre Parcial
Carlos Jacinto Nascimento Motta Doutor Horista
Cilene Victor da Silva Doutora Horista
Daniel Bento Paletta Especialista Horista
Deize da Rosa Oliveira Especialista Horista
Denise Marciano de Aquino  Mestre Integral
Ediliane de Oliveira Boff Mestre Horista
Elaine Gomes Vilela Mestre Horista
Erick Borges Vieira Especialista Horista
Fabiana Mendes Sanches Garcia Especialista Parcial
Fábio Alessandro Munhoz Mestre Horista
Felipe Pereira Barros Doutor  
Fernando Mariano de Siqueira Mestre Parcial
Isabel Orestes Silveira Doutora Parcial
João Elias Nery  Mestre Horista
Kaluan Boarini Bernardo  Mestre  
Lawrence Rocha Shum  Doutor Horista
Lucas Jahnel Cangelli  Especialista  
Luiz de Camargo Pires Neto  Doutor Horista
Luiz Eduardo P. Baronto  Mestre Horista
Lumas Santos de Oliveira Doutora Parcial
Marcella Schneider Faria  Mestre  
Patrícia Beatriz Souza Campinas Pena Mestre Horista
Francisco Galvão Mestre  
Pedro Monticelli Doutor Integral
Renato Candido Lima Doutor Integral
Rita de Cássia Donato dos Santos  Mestre Horista
Taís Silva Oliveira Mestre Horista
Tiago Souza Machado Casado Doutor Parcial
Vanderlei Postigo Mestre Parcial
Vaniele Barreiros da Silva  Doutora Horista
Vivian Javiera Castro Villarroel  Doutora Horista
Wanessa Scabora  Especialista  
Wellington Dias de Melo  Mestre Horista
Yoshio Maurício da Silva Tanaka  Mestre Horista
Amanda Yara Generozo Mestre  
     
     
     
     
     
     
     
     

Matrizes curriculares dos cursos.

A – Jornalismo  Clique aqui para visualizar

B – Publicidade e Propaganda Clique aqui para visualizar

C – Rádio TV e Internet Clique aqui para visualizar

D – Relações Públicas Clique aqui para visualizar

E – Filosofia Clique aqui para visualizar (bacharelado) Clique aqui para visualizar (licenciatura)

F – Fotografia Clique aqui para visualizar

G – Multimídia Clique aqui para visualizar

H – Audiovisual Clique aqui para visualizar

 

Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (ENADE).

Curso

Conceito ENADE

Jornalismo

5
Rádio, TV e Internet

5

Relações Públicas

4
Publicidade e Propaganda

5

Filosofia

4
Fotografia

Não Avaliado

Multimídia

Não Avaliado

Audiovisual

Não Avaliado

 

Valor corrente dos encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos, incluindo mensalidades, taxas de matrícula e respectivos reajustes e todos os ônus incidentes sobre a atividade educacional.

 

A – Mensalidade Clique aqui para visualizar

B – As taxas a serem assumidas pelos alunos são:

  • Atestado de Matrícula – R$ 7,00 (sete reais)
  • Atestado de Matrícula (diferenciado)– R$ 10,00 (dez reais)
  • Histórico Escolar – R$ 12,00 (doze reais)
  • Segunda via de certificado de conclusão – R$ 7,00 (sete reais)
  • Segunda via do certificado de pós-graduação – R$ 10,00 (dez reais)
  • Programa de disciplinas (por semestre) – R$ 30,00 (trinta reais)
  • Reabertura de matrícula – R$30,00 (trinta reais)
  • Segunda via carteirinha – R$ 15,00 (quinze reais)
  • Segunda chamada prova – R$ 100,00 (cem reais)
  • Segunda via diploma – R$ 180,00 (cento e oitenta reais)
  • Apressamento de diploma – R$ 200,00 (duzentos reais)
  • Rematrícula fora do prazo – R$ 25,00 (vinte e cinco reais)

Descrição das instalações da Faculdade.

Infraestrutura da instituição A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM apresenta boas instalações para o desenvolvimento das atividades acadêmicas proposta, tanto em relação às salas de aulas, quanto a laboratórios, estúdios e laboratórios de informática, além de contar com boa infraestrutura de apoio acadêmico e amplo acervo bibliográfico especializado. O prédio foi projetado e construído de modo a atender ao ensino superior. Instalações físicas gerais A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM apresenta boas instalações para o desenvolvimento das atividades acadêmicas proposta, tanto em relação às salas de aulas, quanto a laboratórios, estúdios e laboratórios de informática, além de contar com boa infraestrutura de apoio acadêmico e amplo acervo bibliográfico especializado. O prédio foi projetado e construído de modo a atender ao ensino superior. Possui, para apoiar suas atividades de ensino e extensão, área construída de 14.143 m² com oito pavimentos assim distribuídos em sua totalidade: Instalações administrativas

  • Sala do processo seletivo
  • Salas de coordenadores
  • Sala de reuniões
  • Infraestrutura para Comissão Própria de Avaliação – CPA
  • Gabinetes/Estações de trabalho para professores Tempo Integral / Tempo Parcial
  • Espaços de convivência e alimentação (copa, cafeteria, cantina)
  • Estacionamento

Instalações acadêmicas

  • Salas de aula
  • Sala de Professores
  • Auditório
  • Home Theater
  • Sala para Rádio FAPCOM
  • Sala para Agência experimental de comunicação
  • Núcleo de extensão e Núcleo de práticas investigativas

Instalações para atendimento de alunos

  • Núcleo de Apoio ao Discente: sala de acessibilidade
  • Núcleo de Apoio ao Discente: apoio psicopedagógico
  • Núcleo de Apoio ao Discente: FIES/ PROUNI/ Programa de Incentivo ao Estudo/ Informações financeiras (Secretaria Administrativa)
  • Núcleo de Apoio ao Discente: central de estágio
  • Núcleo de Apoio ao Discente: inclusão social
  • Núcleo de Apoio ao Discente: apoio a aprendizagem
  • Núcleo de apoio ao discente e docente: TIC
  • Secretaria Acadêmica

Instalações de Biblioteca

  • Infraestrutura física
  • Serviços de informatização
  • Plano de atualização do acervo

Instalações de laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: infraestrutura física

  • Salas de apoio de informática ou infraestrutura equivalente
  • Recursos de tecnologias de informação e comunicação
  • Distribuição de equipamentos laboratório de informática
  • Distribuição de equipamentos do ambiente de pesquisa
  • Laboratório de comunicação e multimídia
  • Estúdio de TV e vídeo
  • Pós-Produção TV e vídeo
  • Estúdio de Rádio
  • Estúdio de Fotografia
  • Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: serviços
  • Instalações sanitárias

Descrição detalhada das instalações Auditório A FAPCOM conta com auditório no 2º. Subsolo com capacidade para 471 lugares, incluindo poltronas para obesos e espaço destinado a deficientes físicos, conforme discriminado: Palco e Plateia (536m²):

  • 452 Poltronas (10 para deficientes e 6 para obesos)
  • Hall com dois conjuntos de banheiros (masculino e feminino)
  • 2 cabines para tradução simultânea
  • 4 caixas Amplificadas – Attack
  • 2 caixas – Sub-Woofers – Attack
  • 1 projetor Multimídia – Sanyo
  • 6 refletores tipo Fresnel – 500 w
  • 20 refletores tipo Elipsoidal – 1000 w
  • 4 refletores tipo Set Light -1000 w
  • 1 tela de Projeção com 300″
  • 1 processador de áudio digital DBX
  • 1 mesa de som com 20 canais
  • 2 painéis de conexão no palco com: 06 entradas de microfones, 02 entradas de vídeo, 02 entradas VGA, 02 tomadas para energia elétrica
  • 1 Painel com 16 entradas de áudio
  • 1 Púlpito de madeira
  • Porta Bandeira c/ 03 bandeiras
  • 1 órgão de tubo
  • 1 piano de caudas
  • Iluminação de arquitetura dimerizada com 68 lâmpadas
  • 02 extintores de Incêndio PQS – 06K
  • 01 extintor de incêndio H20 – 10 L
  • Grid de iluminação cênica com 10 varas capacidade para 66 refletores
  • 4 camarins com ar condicionado e 2 banheiros
  • Ar condicionado central
  • Palco com 120m²
  • Área externa com 576m²

Home Theater

 A Instituição dispõe de 01 sala Home Theater com 87m², localizado no 3° andar, com capacidade para 70 pessoas, equipada com Datashow tela de projeção, sistema de som e ar condicionado.

  Instalações de Biblioteca

A Biblioteca da FAPCOM, enquanto gestão organizacional, está sob a responsabilidade Diretoria ligada às Pró-diretorias Acadêmica e Administrativa e possui regulamento interno acessível à comunidade interna.

Oferece apoio informacional ao corpo docente, discente e aos funcionários da Instituição. Está cadastrada no Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região sob o número 3686.

Uma área com aproximadamente 500 metros quadrados é reservada para o acervo com boas instalações, mobiliário, iluminação, ventilação, limpeza e conservação adequadas.

A Biblioteca oferece ambientes de estudo individual e em grupo em uma área de aproximadamente 240 metros quadrados com condições adequadas para o atendimento aos usuários. Disponibiliza 5 salas para estudos em grupos e dispõe de 32 mesas com cadeiras e tomadas para estudo individual. Para consultas ao acervo, serviços online e acessos web dispõe de 9 computadores.

O setor possui acessibilidade nas áreas de estudos em grupo e individual e acesso aos terminais de consulta e pesquisa.

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A Biblioteca da FAPCOM funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 21h45 e aos sábados das 9h às 12h45.

  • SERVIÇO DE ACESSO AO ACERVO

A Biblioteca FAPCOM é gerida por profissional qualificado na área e colaboradores treinados e capacitados.O sistema de acesso ao acervo é semi-aberto.Considerando-se os aspectos de tecnologia e informatização, a biblioteca possui acervo 100% informatizado, mobiliário e equipamentos adequados para o acesso aos catálogos disponíveis aos usuários. O acervo é gerenciado pelo software Sophia Biblioteca Avançado.

Os computadores, programas e aplicativos são atualizados e em quantidades que suprem as demandas. O setor possui acesso à internet e rede Wireless. O software gerenciador (Sophia biblioteca Avançado) permite consultas simples e avançadas, no ambiente interno, externo e acessos pela web, possibilitando diversos serviços online. O sistema possui formatos de intercâmbio de registros bibliográficos em MARC e protocolo Z39.50.

O sistema fornece acesso aos catálogos, sugestões de aquisições, consultas, lista de espera eletrônica, renovação e reserva de obras via internet, serviços de referência bibliográfica, acesso às mídias digitais, biblioteca digital de produção docente e discente, pesquisa e levantamento bibliográfico, consulta a base de dados de outras instituições, acesso às bibliografias adotadas pelos cursos e biblioteca virtual. O Sistema possui repositório digital para postagem de trabalhos acadêmicos.

A Biblioteca oferece serviços de empréstimo domiciliar e utiliza o controle biométrico para efetuar circulações. Auxilia os estudantes na normatização de trabalhos acadêmicos e ministra treinamentos quanto à utilização de seus recursos. Oferece apoio às pesquisas e estudos diversos.

A Biblioteca é associada ao Portal Sophia que integra todas as bibliotecas usuárias do mesmo sistema e também ao COMUT.

A biblioteca participa e divulga seus boletins nas redes sociais.

A Biblioteca fornece, mensalmente e anualmente, à diretoria da IES, relatórios estatísticos de serviços.

  Acervo biblioteca: Livros: 66260 obras Periódicos:  15800 exemplares Outros: 2400 A biblioteca possui Política de Atualização e Manutenção do Acervo como instrumento Institucional. O acervo é dimensionado acima da média da demanda e os critérios de aquisição e expansão estão adequados em acordo com os documentos oficiais da IES.

Plano de atualização do acervo

A atualização é periódica e conta com verba prevista no orçamento econômico-financeiro da instituição, com revisão anual.

As aquisições priorizam as bibliografias básicas e complementares adotadas nos Planos de ensino em quantidades satisfatórias em relação ao número de alunos por disciplina.

A ampliação também é feita através dos lançamentos editoriais e indicações do corpo docente e discente. O setor oferece serviço on-line de sugestão de obras.

  Salas de apoio de informática ou infraestrutura equivalente

O departamento de T.I.C – Tecnologia da Informação e Comunicação da FAPCOM é uma extensão da área de T.I.C da Pia Sociedade de São Paulo mantenedora desta Instituição. A estrutura de profissionais destinada ao atendimento exclusivo da FAPCOM.

A área de T.I.C baseia-se na Política de Tecnologia da Informação e Comunicação da Pia Sociedade de São Paulo que tem como objetivo regulamentar e orientar quanto à utilização ética e profissional dos serviços e recursos de tecnologia da informação e comunicação, que estão disponíveis no ambiente corporativo, garantindo a qualidade, confiabilidade, segurança e prestação destes serviços. Existem dois regulamentos que complementam a política de T.I.C e que são direcionados ao corpo docente e discente da FAPCOM.

  Recursos de tecnologias de informação e comunicação

Os recursos tecnológicos disponibilizados pelo departamento de T.I.C – Tecnologia da Informação e Comunicação da FAPCOM são:

  • Sistema de Gestão ERP Educacional
  • Portal do Aluno
  • Portal do Professor
  • Site Institucional
  • Internet Wireless Gratuita em todos os espaços da FAPCOM
  • Transmissão Ao Vivo de Eventos – Streaminng de Vídeo
  • Intranet Corporativa
  • E-mail Corporativo
  • Communicator “Chat” Corporativo
  • Central de Processamento de Dados – CPD
  • Desktops, Thinclients, Notebooks e Impressoras
  • Central telefônica Siemens HiPath-3750 que oferece soluções de dados e voz disponibilizando aproximadamente 280 ramais. A central telefônica oferece ligações internas e externas e outras facilidades aos usuários como, captura de chamada, intercalação de chamada, chamada de grupo.

Distribuição de Equipamentos Laboratório de Informática

A estrutura física destinada aos ambientes de informática da FAPCOM é composta por 5 Laboratórios com um número total de 189 equipamentos e recursos avançados de edição de imagem, texto, áudio e vídeo e softwares para navegação web. Possui 15 antenas Wi-Fi espalhadas pelo prédio para acesso dos alunos, corpo docente e administrativo e também serviço contratado Net Virtual de 500Mb para acesso geral.

Os Laboratório 1 e 5 possuem 41 computadores Lenovo E32, Processador Intel Xeon CPU E3-1240 v3 @ 3,40GHz, HD 1000GB 16GB de Memória RAM.

Sistema Operacional Windows 10 Pro 64 bits.

Aplicativos: 7-Zip 16.02 (x64), Adobe Acrobat DC, Adobe Animate CC 2018, Adobe Audition CC 2018, Adobe Bridge CC 2018, Adobe Character Animator CC 2018, Adobe Creative Cloud, Adobe Dimension CC, Adobe Dreamweaver CC 2018, Adobe Illustrator CC 2018, Adobe InCopy CC 2018, Adobe InDesign CC 2018, Adobe Lightroom Classic CC, Adobe Media Encoder CC 2018, Adobe Muse CC 2018, Adobe Photoshop CC 2018, Adobe Photoshop Express, Adobe Prelude CC 2018, Adobe Premiere Pro CC 2018, Audacity 2.1.2, Avast Business Security, BS.Player FREE, CCleaner, CDBurnerXP, Code Writer, CutePDF Writer 3.1, Eclipse Manager, Foto-Mosaik-Edda Standard V7.6.17168.1, Gephi 0.9.2, HEVC Video Extension, IRaMuTeQ 0.7 alpha 2, iResize 2, Java 8 Update 151, Java 8 Update 151 (64-bit), K-Lite Mega Codec Pack 13.5.5, LanEscola Student, Microsoft Office Professional Plus 2016, Mozilla Firefox 49.0.2 (x64 pt-BR), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek Video Codecs, Paint 3D, Print 3D, PSPP, QT Lite 4.1.0, QuickTime 7, R for Windows 3.4.1, Real Alternative 2.0.2, RStudio, TightVNC, Winrar, Tom Micro.

Os Laboratórios 2 e 3 possuem 26 Computadores Lenovo E32, Processador Intel Xeon CPU E3-1240 v3 @ 3,40GHz, HD 1000GB 16GB de Memória RAM.

Sistema Operacional Windows 10 Pro 64 bits.

Aplicativos: 7-Zip 16.02 (x64), Adobe Acrobat DC, Pacote  Adobe  CC 2018, Adobe Animate CC 2018, Adobe Audition CC 2018, Adobe Bridge CC 2018, Adobe Character Animator CC 2018, Adobe Creative Cloud, Adobe Dimension CC, Adobe Dreamweaver CC 2018, Adobe Illustrator CC 2018, Adobe InCopy CC 2018, Adobe InDesign CC 2018, Adobe Lightroom Classic CC, Adobe Media Encoder CC 2018, Adobe Muse CC 2018, Adobe Photoshop CC 2018, Adobe Photoshop Express, Adobe Prelude CC 2018, Adobe Premiere Pro CC 2018, Audacity 2.1.2, Avast Business Security, BS.Player FREE, CCleaner, CDBurnerXP, Code Writer, CutePDF Writer 3.1, Eclipse Manager, Foto-Mosaik-Edda Standard V7.6.17168.1, Gephi 0.9.2, HEVC Video Extension, IRaMuTeQ 0.7 alpha 2, iResize 2, Java 8 Update 151, Java 8 Update 151 (64-bit), K-Lite Mega Codec Pack 13.5.5, LanEscola Student, Microsoft Office Professional Plus 2016, Mozilla Firefox 49.0.2 (x64 pt-BR), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek Video Codecs, Paint 3D, Print 3D, PSPP, QT Lite 4.1.0, QuickTime 7, R for Windows 3.4.1, Real Alternative 2.0.2, RStudio, TightVNC, Winrar, Tom Micro.

O Laboratório 4 possui 55 Computadores COUGAR, Processador Intel i7 CPU – 7700 @ 3,60GHz, HD SSD 220 GB e HD 1000GB 16GB de Memória RAM.

Sistema Operacional Windows 10 Pro 64 bits.

Aplicativos: 7-Zip 16.02 (x64), Adobe Acrobat DC, Pacote Adobe  CC 2018, Adobe Animate CC 2018, Adobe Audition CC 2018, Adobe Bridge CC 2018, Adobe Character Animator CC 2018, Adobe Creative Cloud, Adobe Dimension CC, Adobe Dreamweaver CC 2018, Adobe Illustrator CC 2018, Adobe InCopy CC 2018, Adobe InDesign CC 2018, Adobe Lightroom Classic CC, Adobe Media Encoder CC 2018, Adobe Muse CC 2018, Adobe Photoshop CC 2018, Adobe Photoshop Express, Adobe Prelude CC 2018, Adobe Premiere Pro CC 2018, Audacity 2.1.2, Avast Business Security, BS.Player FREE, CCleaner, CDBurnerXP, Code Writer, CutePDF Writer 3.1, Eclipse Manager, Foto-Mosaik-Edda Standard V7.6.17168.1, Gephi 0.9.2, HEVC Video Extension, IRaMuTeQ 0.7 alpha 2, iResize 2, Java 8 Update 151, Java 8 Update 151 (64-bit), K-Lite Mega Codec Pack 13.5.5, LanEscola Student, Microsoft Office Professional Plus 2016, Mozilla Firefox 49.0.2 (x64 pt-BR), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek SpeedHQ Video Codec (Remove Only), NewTek Video Codecs, Paint 3D, Print 3D, PSPP, QT Lite 4.1.0, QuickTime 7, R for Windows 3.4.1, Real Alternative 2.0.2, RStudio, TightVNC, Winrar, Tom Micro.

Distribuição de Equipamentos do Ambiente de Pesquisa

O Ambiente de Estudo e de Pesquisa é composto por 10 equipamentos Thin Client da Ncomputing que oferece serviços básicos de consulta à internet e edição de texto, utilizando os aplicativos Internet Explorer 11, Google Chrome, Libre Office versão 3.6.2 Writer, Calc, Draw, Impress, Base, PDF Creator, WinRar, K-lite mega codec, Adobe Reader XI, Avast Business Security, Windows Media Player.

O Ambiente de Pesquisa da Biblioteca é composto por 10 equipamentos Thin Client da Ncomputing que oferece serviços básicos de consulta a livros, através do navegador Internet Explorer 11 no site da FAPCOM, interligado com o gerenciador Sophia Biblioteca.

Laboratório de Comunicação e Multimídia

O Laboratório de Comunicação e Multimídia FAPCOM é um espaço destinado a atender todos os cursos da IES, nas quais estejam envolvidas práticas de produção audiovisual. Neste espaço, os alunos e professores poderão contar com o apoio de seis profissionais, todos bacharéis em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV e/ou Jornalismo e/ou Fotografia. O horário de funcionamento é de 07h30 às 22h40, de segunda-feira a sexta-feira e, também, aos sábados de 08h às 16h.

Estúdios – laboratórios especializados

Estúdio de Áudio/Rádio

No estúdio de áudio são gravados e editados jingles, spots de rádio, teasers, programas de rádio, documentários, vídeos institucionais com áudio e outras peças que tenham o áudio como fundamento. A captação e edição de áudio é feita através da plataforma Macintosh utilizando o Pro Tools, um dos softwares mais utilizados no mercado de trabalho. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada. O ambiente conta com os seguintes equipamentos:

  • 1 MD Player Tascam – MD350
  • 1 Compact Disc Recorder Sony – RCD-W500C
  • 1 Mixer de Audio Mackie – VLZ-24.4-PRO
  • 1 Distribuidor de Áudio para Head Phones – 4 Canais Behringer HA-4700
  • 1 Compressor de Áudio PRO-XL Behringer MDX4600
  • 1 Processador de Áudio Lexicon – MPX1
  • 1 Rack Protools Digidesign – Digi002
  • 1 Power MAC G5 c/ Pro Tools instalado
  • 1 Mesa Híbrida – ITR 01
  • 1 Microfone – AKG – C3000 AKG
  • 1 Microfone c/fio Shure SM58
  • 2 Microfones – Superlux PRA D5
  • 3 Fones de Ouvido – HI-FI
  • 1 pedestal girafa para microfone
  • 3 Pedestais de Mesa Articuláveis
  • 1 Mesa de madeira redonda
  • 1 Terminal para conectar microfones e Head Phones
  • 4 Caixas Acústicas Monitor MSP3 Yamaha
  • 1 Pedestais para Partitura – RMV
  • 1 Toca – discos – Philips FP 310
  • 1 Mesa de madeira em L – Prodis
  • 5 Cadeiras Giratórias
  • 1 Armário de madeira com 02 portas

Estúdio de vídeo/TV

O estúdio de TV e Vídeo, com tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção publicitária, jornalística e ficcional. O uso dos estúdios e a retirada de equipamentos são regidos por um regulamento próprio, que fica disponível no setor para a consulta dos alunos.

Na Técnica do estúdio de TV e Vídeo são controladas todas as funções do estúdio de TV. É possível gravar as imagens captadas no estúdio, efetuar cortes de câmeras, controlar os microfones, inserir letreiros (GC’s) e gráficos, enviar textos através do Teleprompter para os apresentadores no estúdio, enfim, trata-se de um espaço de onde se pode dirigir a atuação dos profissionais envolvidos no trabalho. O estúdio foi modernizado ao longo do ano de 2016 e início de 2017 e conta com os seguintes equipamentos:

    • 1 Tricaster TC-460 CS
    • 1 Controladora Tricaster TC-460
    • 1 Tricaster advanced edition software
    • 1 Talkshow VS-100
    • 1 Software editor de cenários VS-E2
    • 1 Software gerador de caracteres LiveText
    • 1 Tricaster Mini HD (equipamento móvel para uso em outros ambientes institucionais, como auditório, estúdio de rádio etc.)
    • 3 Câmeras Estúdio Sony PXW-X320
    • 3 Adaptadores AC – ACDN10
    • 3 Baterias Litio de 1.4v – BP-GL65A
    • 2 Controles de foco e Zoom – Fujinon MS-01/X1
    • 3 Adaptadores de Tripé – VCT-U14
    • 2 Sapatas / Câmera top bracket for Studio Viewfinder – VBDXF51
    • 2 Monitores 7 pol. Marshall V-LCD70-AFHD
    • 2 Sapatas para monitor Marshall – M-SM03
    • 2 unidades de 4 Pin-Hirose Power Suply Cable (Cabo XLR fêmea)
    • 1 Carregador para 4 baterias – BC-L160
    • 4 Câmeras para externa 4 K – PXW-Z150
    • 2 Kits de Bateria de Lítio de 7.2 v – Np-F9700L (kit com 2)
    • 4 Cartões de memória Sandisk 64GB – SDXC64GB
    • 2 Tripés Libec LX10 / Dual PH-8B Pan Handles RB50 tripod / DL-R3B
    • 1 Tripé Libec LX10 / Dual PH-8B Pan Handles RB50 tripod
    • 1 Suporte para TV – Chão – 60 pol. – Nardelli – APP003
    • 2 Teleprompters Pró-vídeo com monitor led preto ou prata 18.5 pol
    • 1 Teleprompter Ipad/Android Tablet Prompter kit for ENG – TP600B
    • 1 Intercomunicador Data-Vídeo ITC-100
    • 2 Caixas acústicas ativas Samsom – Audio D210
    • 2 Microfones de Mão – Modelo UWP-D12/42
    • 3 Microfones de Lapela – Sony UWP-D11
    • 1 Mesa de Som – 16 Canais – Yamaha MG-16
    • 2 Kits Rádios Comunicadores – BF-777S
    • 2 Pontos Eletrônicos – Audiotechnica – M2M
    • Chroma Key nas paredes laterais e no fundo do cenário
    • Piso emborrachado para crhoma key nas cores azul e verde
    • Rede de energia Estabilizada
    • Quadro de energia
    • Lixeira
    • Estúdio com Tratamento Acústico
    • Ar condicionado via tubulação
    • Rede de energia Estabilizada
    • Janela acústica para visualização do estúdio
    • 4 cadeiras
    • 1 suporte para CPU
    • 1 lixeira
    • Iluminação dimerizada
    • Iluminação Fluorescente de serviço (estúdio e switcher)
    • Rede de Informática Integrada com sistema
    • 1 lousa branca

A iluminação do estúdio de TV é composta pelos seguintes equipamentos:

  • 1 Mesa de controle DMX CX12, com 48/96 canais
  • 3 Refletores Master Flo de 2PL 55W/220V – Dimerizáveis manuais e via DMX, com porta gelatinas embutido para melhor fixação
  • 5 Par led RGBW 630 Lux a 4 metros
  • 1 Refletor Master Flo de 6PL 55W/220V – Dimerizável manual e via DMX, com porta gelatinas embutido para melhor fixação
  • 12 Lâmpadas para Master flo de 55W, temperatura de cor de 3.200 ou 5.600Kº
  • 3 Colmeias com foco médio direcionado, para Master Flo de 2 PL
  • 1 Barndoor intensificador de 8 folhas concentrado, para Master Flo de 6 PL
  • 1 Splitter para distribuição de sinal DMX, com 01 entrada e 4 saídas S01
  • 8 Garras C light Simples para fixar os refletores no Grid
  • 10 Cabos de Segurança de 3,00m com suporte para fixação
  • 10 Folhas Difusoras modelo 3010 ou 3026
  • 2 Cabos de Sinal DMX de 15mts, com 3X3 pinos e Conectores Amphenol
  • 10 Cabos de Sinal DMX de 3mts, com 3X3 pinos e Conectores Amphenol

Na reformulação do estúdio de TV optou-se pela substituição dos equipamentos de lâmpadas halógenas (Refletores Aberto, Fresneis e Set Light) por equipamentos similares de luz fluorescente (Master Flood) e Led. Porém todo o equipamento substituído encontra-se à disposição para situações específicas de aula.

A iluminação do Estúdio é composta pelos seguintes equipamentos:

  • 2 Refletores – luz fria 55 W de 6 lâmpadas
  • 2 Refletores – luz fria 55 W de 4 lâmpadas
  • 3 Refletores – Set Light 100 W com lâmpada 64583 220 V Osram
  • 2 Fresnéis de 2000 W
  • 3 Refletores – Abertos 1000 W
  • 2 Refletores – Soft de Pano de 2000 W
  • Grid de iluminação com 09 varas para 45 refletores
  • 1 Dimmer com 24 canais – DMX 512
  • Mesa de iluminação com 12 canais – Lite Puter CX-1203
  • 1 Refletor Elipsoidal 1000W
  • 4 Refletores Fresnel 500W
  • 4 Refletores Par 1000W
  • 1 refletor aberto 650W

Após a troca dos equipamentos de estúdio e atualização tecnológica, o equipamento antigo foi preservado para aulas específicas do curso de Rádio, TV e Internet e do curso superior de tecnologia Audiovisual.

Os equipamentos originais do estúdio são:

  • 2 Câmeras Sony DSR390 – DVCAM – k2 (equipadas com Viewfinder de 5”, controle de Foco e Zoom, Tripé com dolly
  • 2 multicabos com 25 m
  • 2 Teleprompters
  • 1 Monitor de Vídeo Sony 14’’
  • 1 Televisor – Sony Trinitron 21’’
  • 3 Intercom com Head Set
  • Base para Intercom com 3 entradas
  • Painel distribuidor de áudio e vídeo com 16 entradas de áudio e 5 de vídeo
  • 3 microfones lapela sem fio Sennheiser UHF
  • 1 microfone de mão sem fio Sennheiser UHF
  • 1 Monitor de áudio – Yamaha – MS P3
  • 1 Carregador de baterias – DV CAM
  • 6 Baterias para Câmeras Sony DSR390 – DVCAM
  • 2 Fontes de alimentação para câmeras DSR 390
  • 1 Tapadeira de madeira para cenário
  • 1 Bancada de madeira para 03 pessoas
  • 4 cadeiras
  • 4 mesas de apoio para equipamentos
  • Isopor de diversos tamanhos
  • Gelatinas / Filtros de Diversas Cores
  • Mesa de madeira para o Dimmer
  • Mesa de madeira para o monitor de TV
  • Prolongas PTV
  • Prolongas Pial
  • 2 Garras Jacaré – Atek
  • Extensões
  • Porta de madeira grande dupla para entrada de cenário
  • 1 fundo croma-key verde
  • 7 tripés de luz
  • 1 tripé para vídeo Velbon DV7000
  • Técnica do estúdio de TV e vídeo (Switcher)
  • Equipamentos da Sala Técnica (Switcher):
  • 1 Mesa de Corte e Efeitos Panasonic AG MX70 – C/ DSK
  • 1 VT Play DVCAM DSR 1500 Sony
  • 1 VT REC DVCAM DSR 1500 Sony
  • 1 Editor PVE500 Sony
  • 4 Monitores de 9” Sony
  • 2 Monitores PGM de 14” – Sony
  • 1 Microfone – SHURE EZG/12
  • 1 Vertical Internal Switcher – Kramer- VS 1011
  • 2 CCU – Sony D50
  • 1 Mixer de Áudio de 16 canais UB-1832FX Behringer
  • 1 Compressor de Áudio DX4600 Behringer
  • 1 Processador Lexicon MPX-1
  • 1 Waveform – Tektronix – WVR 500
  • 4 Receptores de Microfone – Sennheiser ew 100
  • 2 Monitores de áudio – Yamaha – MS P3
  • 1 Computador Amd Duron – 1.60ghz c/ monitor de 14” para o Teleprompter – Winprompter X
  • 1 PC DELL Pentium 4
  • 1 Power Mac G5
  • 1 Decodificador de sinal – Transcortec – PCTV 8000
  • 1 Mesa para computador do Teleprompter
  • 1 Bancada para equipamentos do switcher
  • 1 Rack de metal para equipamentos
  • 1 Placa externa de captura – Pinnacle Liquid Edition Pro
  • 1 intercom headset

Estúdios de foto

A FAPCOM possui dois estúdios de fotografia, localizados no andar -2. Nos Estúdios de Fotografia são produzidas sessões fotográficas de produtos, modelos e outras situações que possibilitem ao aluno o exercício da criatividade na captação de imagens. Ambos espaços possuem ar condicionado e iluminação adequada à produção fotográfica.

Os estúdios contam com os seguintes equipamentos:

  • 3 Câmeras DSLR – NIKON D3000 c/ lente 18-55, case, bateria, carregador e cartão de 02GB
  • 1 NIKON D90 com lente 18-105, com bateria e case e cartão de memória
  • 1 Flash Nikon SB600
  • 1 Nikon D200 com lente 18-55, bateria e case
  • 10 Câmeras Canon G15
  • 2 Câmeras Nikon D800
  • 15 Câmeras Nikon D3200 com lente 18-55
  • 1 Lente Nikon 70-200
  • 01 Lente Nikon 24-70mm 2.8G
  • 01 Câmera digital – Nikon D80 com lente 18-55 c/ case
  • 02 Baterias para câmera – Nikon D80
  • 01 Lente 55-200 mm para câmera Nikon
  • 01 Flash Canon dedicado 580X c/ sistema E-TTL II
  • 01 Câmera DSLR – Canon 20 D
  • 01 Case para câmera Canon 20D – Alvha 003
  • 03 Baterias para câmera Canon 20 D – mod: 20D- BP 511
  • 01 Cartão de memória de 512MB para câmera Canon 20 D
  • 01 Cartão de memória de 01 GB para câmera Canon 20 D
  • 01 Cartão de memória de 04 GB para câmera NIKON D800
  • 02 Baterias para D200
  • 01 Case para câmera Nikon D80 – Alvha 004
  • 04 Flash para estúdio Digiflash 7800
  • 04 Flash para estúdio Digiflash 9800
  • 02 Flashs de Estúdio – DIGIFLASH 400
  • 02 Flashs de Estúdio – DIGIFLASH 200
  • Gerador Eletrônico – mod: Atek 5.000 LLC c/ 03 tochas.
  • 04 Tripés de Alumínio.
  • Tripé Back Light – Atek.
  • Tripé para câmera com cabeça – mod: ATEK Master 3-C
  • 03 Tripés Manfrotto para câmera com cabeça Ball Head
  • 01 Hazy Light 1,00 x 1,00m
  • 02 Hazy Light 0,50x 0,50m
  • 02 Hazy Light 0,60x 0,80m
  • Ventilador turbo – mod: Atek Wind
  • Rebatedor duplo 1,00m
  • Rebatedor Pr/Br 1,20m
  • 01 Mini-Grua
  • Mesa para Still média
  • 04 Braços articulados para mesa de still
  • 04 Iluminadores com 02 lâmpadas halógenas palito – 78mm – 200w
  • 02 Sombrinhas prata média
  • 02 Sombrinhas prata Pr/Br mini
  • 02 Sombrinhas difusoras mini
  • Suporte Fixo de Parede – com 03 barras e 03 Fundos Fotográficos (Preto, Branco e Azul)
  • 02 Refletores parabólicos grandes
  • 02 Refletores parabólicos mini
  • 02 Refletores parabólicos médios com difusor com elástico
  • 01 Jogo de filtros com bandeira e 08 filtros
  • 02 Carregadores de pilhas – Sony – BCG
  • 01 Leitor de cartão com cabo USB
  • 09 Cabos de Sincronismo de 05m
  • 01 Carregador de bateria Elgin
  • 01 Carregador de pilhas Goldship
  • 01 Extensão elétrica de 05 tomadas
  • 01 Flash Meter – VF Konica
  • 07 Sapatas para sincronismo de flash
  • 01 Computador IMAC
  • 01 mesa para computador

 

Laboratório de pós-produção de áudio e vídeo

Na Pós-Produção de TV e Vídeo são editados e finalizados os materiais gravados no estúdio ou em externas. A edição de imagens é realizada em sistema não linear utilizando a plataforma Macintosh e softwares utilizados no mercado de trabalho como Final Cut Pro e DVD Studio Pro. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção audiovisual.

O ambiente conta com os seguintes equipamentos:

  • Três ilhas de edição, sendo duas Dell Precision 3620, todas com a seguinte configuração: Intel® Xeon® E3-1270 v6 (de 4 núcleos, 3,8 GHz, Turbo de 4,2 GHz, 8 MB)
  • Windows 10 Pro de 64 bits, em português (Brasil)
  • Teclado multimídia Dell-KB216 preto – em português (Brasil)
  • Mouse óptico MS116 da Dell – preto
  • Monitor DELL 24 Ultra HD 4K P2415Q
  • UDIMM DDR4 ECC de 16 GB (2 x 8 GB) e 2400 MHz, BCC
  • C1 SATA de 3,5, 1 HD
  • Controlador SATA Intel integrado
  • 16x unidade de DVD+/-RW
  • Placa de vídeo NVIDIA® QUADRO® M2000 de 4GB (4 DP) (1 DP para SL-DVI)
  • Cabo de alimentação (Brasil)
  • Disco rígido SATA de 1TB (7.200 RPM), 3,5 polegadas
  • 04 cadeiras giratórias
  • Ar condicionado via tubulação
  • 02 Aparelhos telefônicos
  • 01 Extintor – PQS 6K
  • 01 Extintor – H2O 10 L
  • 03 Racks para ilha de edição
  • Rede elétrica estabilizada
  • Rede de Informática de 2,5 T
  • Laboratórios didáticos especializados: quantidade

A FAPCOM mantém para as atividades laboratoriais práticas, 04 laboratórios de Informática, 02 estúdios de fotografia, 01 estúdio de rádio, 01 estúdio de TV e 03 salas de pós-produção. Todos equipados com aparelhos, softwares, ar condicionado e iluminação adequados ao ambiente de aprendizagem.

  • Laboratórios didáticos especializados: qualidade

O estúdio de TV e Vídeo, com tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção audiovisual, é equipado com câmeras digitais no formato broadcast Full HD. Também estão disponíveis câmeras na resolução 4K, bem como um switcher modelo Tricaster TC-460, link para participação ao vivo Newtek Talkshow e mesa de áudio Yamaha.

Na Técnica do estúdio de TV e Vídeo são controladas todas as funções do estúdio de TV. É possível gravar as imagens captadas no estúdio, efetuar cortes de câmeras, controlar os microfones, inserir letreiros e gráficos, enviar textos através do Teleprompter para os apresentadores no estúdio e realizar transmissões ao vivo. Trata-se de um espaço de onde se pode dirigir a atuação dos profissionais envolvidos no trabalho. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção audiovisual.

Na Pós-Produção de TV e Vídeo são editados e finalizados os materiais gravados no estúdio ou em externas. A edição de imagens é realizada em sistema não linear utilizando a plataforma Macintosh e Windows, e softwares utilizados no mercado de trabalho como Final Cut Pro,  DVD Studio Pro e Adobe Premiere. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção audiovisual.

No Estúdio de Rádio são gravados e editados jingles, spots de rádio, teasers, programas de rádio, documentários, vídeos institucionais com áudio e outras peças que tenham o áudio como fundamento.  A captação e edição de áudio é feita através da plataforma Macintosh utilizando o Pro Tools, um dos softwares mais utilizado no mercado de trabalho. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada. Também é possível realizar transmissões ao vivo de aulas e de programas para a Rádio FAPCOM.

Nos Estúdios de Fotografia são produzidas sessões fotográficas de produtos, modelos e outras situações que possibilitem ao aluno o exercício da criatividade na captação de imagens. Possui ar condicionado e iluminação adequada à produção fotográfica.

  • Laboratórios didáticos especializados: serviços

Os laboratórios didáticos especializados oferecem a docentes e discentes conjunto de serviços voltados à realização de atividades em disciplinas, eventos, TCC, atividades complementares, entre outras que fazem parte da vida acadêmica. Os laboratórios contam com 6 técnicos e 2 estagiários para atendimento discentes e docente.

Com regulamentos próprios, tais laboratórios propiciam aos acadêmicos apoio no planejamento e execução de atividades em impressos, áudio, vídeo e fotografia, incluindo:

  • Captação de imagens e sons
  • Edição de imagens e sons
  • Produção em impresso, áudio, vídeo e fotografia
  • Orientação para produção em impresso, áudio, vídeo e fotografia para TCC
  • Empréstimo de equipamentos para realização de atividades acadêmicas

Laboratórios TIC

O Departamento TIC é responsável por manter a funcionalidade dos equipamentos de informática em laboratório e ambiente de trabalho onde todo início de semestre é realizado o serviço de manutenção preventiva. Também é responsável por disponibilizar o acesso aos computadores, a todos os alunos, professores e colaboradores da Fapcom e, para isso, conta com um recurso chamado Sistema de Controle de Políticas de Acesso, Windows Active Directory. Este sistema serve para garantir a segurança e integridade dos alunos, professores, e colaboradores da faculdade. O TIC utiliza o AD para criar login e senha de acesso para cada usuário. E caso haja o esquecimento da senha, o usuário pode entrar em contato com o departamento, para que seja trocada a sua senha.

Caso o usuário tenha alguma dificuldade com o computador ou software, o TIC oferece suporte a todos os colaboradores, alunos e professores em laboratórios, ambiente de pesquisa, salas de aula, secretaria administrativa e acadêmica.

Laboratório de Comunicação e Multimídia

O Laboratório de Comunicação e Multimídia FAPCOM conta com profissionais bacharéis em comunicação social, capacitados para atender as necessidades dos alunos e professores, relacionadas aos trabalhos acadêmicos audiovisuais. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 22h40 e, também, aos sábados das 08h00min às 16h00min.

Os seguintes serviços são disponibilizados:

– apoio técnico aos professores e alunos durantes as aulas em estúdio.

– organização, configuração e operação (conforme planejamento pedagógico) dos equipamentos utilizados durante as aulas.

– apoio técnico aos alunos em trabalhos de produção audiovisual, executados fora de horário de aula, dentro da faculdade: gravação, edição e finalização de peças audiovisuais.

– empréstimo de equipamentos aos alunos, para produção audiovisual fora da faculdade.

– gerenciamento de equipamentos e arquivos (imagens, áudio e vídeo).

– gravação em mídia física de peças audiovisuais.

– aconselhamento e plantão de dúvidas em relação à produção audiovisual.

– coordenação técnica dos eventos acadêmicos (palestras, simpósios e transmissões) realizados na FAPCOM, em especial no auditório.

Utilização dos laboratórios

A utilização dos laboratórios e estúdios de Comunicação Social é requisitada através da ficha de “Solicitação de Atendimento ao Aluno” que deve ser preenchida e entregue pelo professor, pessoalmente, nos respectivos laboratórios. Após a entrega da ficha pelo professor, os alunos agendam, junto aos técnicos, data e horário para o atendimento.

Com o trabalho realizado, o professor deve comunicar ao respectivo laboratório se a produção deverá integrar o portfólio da Instituição.

A estrutura dos estúdios foi montada para atender as necessidades dos alunos de graduação dos cursos de Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

Vale lembrar que ao solicitar aos alunos um trabalho prático em que o uso dos estúdios se faça necessário, o professor deverá antes se comunicar com a equipe técnica responsável pela execução da atividade, para que seja discutida a melhor forma de executá-la, evitando que os alunos cheguem aos laboratórios para agendar um trabalho cuja dinâmica eles desconhecem.

Regras gerais de utilização

  1. A utilização dos estúdios de TV é de prioridade das disciplinas técnicas, ou seja, disciplinas práticas em que o aluno tenha orientação de um professor.
  2. Para o melhor aproveitamento do tempo nos estúdios, é exigido aos alunos o planejamento prévio de suas atividades. Não será iniciado nenhum trabalho em que o aluno não tenha uma lauda ou um roteiro pronto. É imprescindível que o técnico possua uma cópia que deve ser providenciada pelos alunos.
  3. Os estúdios devem ser utilizados com finalidade estritamente acadêmica.
  4. As aulas regulares ministradas pelos professores necessitam de agendamento prévio. Recomenda-se que o professor comunique com antecedência os materiais que serão usados na aula, a fim de que os técnicos possam prepará-los previamente.
  5. Aconselhamos o agendamento com uma semana de antecedência, para evitar falta de horário disponível.
  6. As desistências na utilização dos estúdios devem ser comunicadas com, pelo menos, um dia de antecedência. Deste modo, professores ou alunos inscritos em eventual lista de espera poderão ser avisados, por e-mail, a tempo de fazerem uso do espaço, confirmando este agendamento por telefone.
  7. O uso e o manuseio dos equipamentos deverão ficar a cargo dos técnicos, à exceção de situações específicas previstas nos planos pedagógicos de cada curso.
  8. Os agendamentos feitos por alunos devem ser efetuados no próprio estúdio, mediante o preenchimento da ficha de autorização, assinada pelo professor da disciplina, nos horários já indicados.

8.1 Os agendamentos feitos por professores poderão ser efetuados por e-mail, desde que o professor certifique-se de que recebeu confirmação da solicitação. Não serão aceitos agendamento enviados no domingo para atendimento na segunda-feira, e o mesmo vale para dias seguintes a feriados.

  1. As necessidades técnicas serão estabelecidas de comum acordo com a coordenação de operações. Na ficha de autorização, devem constar as seguintes informações: tipo de equipamento, características, quantidade, tipo de fita, indicação do estúdio, data, horário do uso, além de nome completo e número do registro acadêmico de todos os integrantes de cada grupo, telefones, turma, disciplina, horário do trabalho, título do trabalho, roteiro, nome e assinatura do professor responsável. O roteiro/storyboard/lauda deve estar anexo. Ao aluno será expedido um comprovante da autorização.
  2. A tolerância para eventuais atrasos será sempre de quinze minutos. Após esse período, o agendamento será cancelado e o professor será informado, perdendo o aluno o direito de remarcar prontamente o horário – o que o colocará no fim da fila dos agendamentos.
  3. Alunos e técnicos devem relatar aos coordenadores de curso e à supervisão dos estúdios, sempre que necessário, quaisquer ocorrências que possam impedir o bom andamento dos trabalhos.
  4. Os alunos deverão selecionar previamente músicas, trilhas e material para vinhetas (computação).
  5. É de responsabilidade do aluno trazer materiais como: folhas sulfite, cópias, dvds, cds, mídias em geral que serão usadas durante o processo.
  6. É importante para o aproveitamento integral do tempo nos estúdios de gravação que os grupos discutam e resolvam os problemas de produção, como atores, figurinos e cenários antes do horário de uso.
  7. Para a edição de vídeo, os alunos deverão comparecer à ilha com arquivos desocupados.
  8. No caso da disciplina Telejornalismo, os alunos deverão ter previamente gravado o “texto off”.
  9. Danos e extravios dos equipamentos em posse dos alunos estão sujeitos à cobrança equivalente ao prejuízo causado.
  10. Atrasos na devolução de equipamentos acarretarão em suspensão do aluno ao uso da estrutura de estúdio em uma semana e a recorrência, suspensão de um mês. Isso não se aplica às aulas nos estúdios, que poderão ser assistidas normalmente.
  11. Recomenda-se ao usuário a gravação de segurança do arquivo e ou projeto, uma vez que o uso dos equipamentos é feito por um grande número de alunos .
  12. Os trabalhos finalizados deverão ser retirados do arquivo em até quinze dias após a finalização, quando, então, serão apagados. O aluno que deve arquivar seus trabalhos.

Instalações Sanitárias

As instalações sanitárias atendem satisfatoriamente a necessidade da IES, são providas de boa ventilação, iluminação e higienização. Ao todo estão distribuídas nos andares 1, 2, 3, 1º subsolo, 2º subsolo e 3º subsolo, totalizando 25 sanitários.