Abertura:
Apresentação da obra Robert Schumann (1810-1856). Dichterliebe op. 48
Paulo Menegon, barítono
Paulo Gazzaneo, piano
Mesa 3 – Comunicação Humanitária e Diálogos para a Paz
Ementa: O tema da mesa tem por objetivo discutir a comunicação humanitária como ferramenta de alerta paras as crises humanitárias presentes nos dias atuais, dando um foco para a situação dos refugiados que necessitam de amparo e de políticas públicas que os acolham. Há uma emergência em promover diálogos de paz que levem a uma conscientização maior em torno das crises de países em guerra que forçam deslocamentos em massa de populações.
Luciana Capobianco – Movimento Estou Refugiado
O Movimento Estou Refugiado nasceu da convicção de que a questão dos refugiados está envolta em uma densa nuvem de desinformação e preconceito. Éramos no início apenas duas pessoas – Gisela Rao e Luciana M G Capobianco – mas hoje já somos dezenas – e continuamos crescendo. Você está convidado a se juntar a nós para dar voz, visibilidade e dignidade a esse enorme contingente de pessoas – já são mais de 87 mil refugiados no Brasil, lembra? – que precisam muito do nosso apoio e da nossa compreensão.
Patrícia Campos de Mello (Folha de S.Paulo)
Repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo, cobre relações internacionais, economia e direitos humanos há 18 anos. Já esteve em quase 50 países fazendo reportagens. É formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e tem mestrado em “business and economic reporting” pela Universidade de Nova York, onde recebeu bolsa de estudos da universidade. Esteve algumas vezes na Síria, Iraque, Líbia, Turquia e Quênia fazendo reportagens sobre refugiados. É autora de Lua de Mel em Kobane (Companhia das Letras, 2017), em que conta a história da guerra contra o Estado Islâmico na Síria através do olhar de um casal de refugiados que conheceu na Síria. Foi a única repórter brasileira a cobrir a epidemia de ebola em Serra Leoa em 2014 e 2015. Foi correspondente em Washington do jornal Estado de S. Paulo de 2006 a 2010. Fez coberturas sobre a crise econômica nos EUA, cobriu as eleições de 2008, 2012 e 2016; a guerra do Afeganistão em 2009, “embedded” com as tropas americanas, entrevistou o presidente George W Bush na Casa Branca. Cobriu também os atentados de 11 de setembro em Nova York, em 2001. Foi vencedora do Prêmio Petrobrás, Prêmio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para jornalismo humanitário, Prêmio Folha e Prêmio Estado.
Mediadora: Profa. Dra. Cilene Victor (FAPCOM)