Abertura:
Apresentação do Coletivo Balbúrdia, coletivo que surgiu a partir do curso de Poesia Expandida oferecido pela Casa das Rosas.
Mesa 1 – Comunicação e Direitos Humanos
Ementa: Nos últimos anos, houve a sucessão de episódios de violência que chocaram o Brasil e tomaram conta das manchetes. Mas eles se mesclam às cenas cotidianas de crianças trabalhando nas ruas, de famílias morando nas ruas, de feminicídio, de racismo e de homofobia. Em paralelo, as mídias sociais aumentam a fervura e a tensão no país. Os meios de comunicação, da indústria jornalística às mídias alternativas, têm papel relevante não só na divulgação e explicação dos fatos, mas também na formação da cidadania, da cultura de paz e na conscientização sobre os direitos humanos.
Prof. Dr. José Vicente
Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, instituição de caráter comunitário e sem fins lucrativos, com 15 anos de existência, contribuindo com a inserção de jovens negros no ensino superior e no mercado de trabalho. Também é presidente fundador da ONG Afrobras, que trabalha pela inserção dos negros brasileiros na sociedade. É Advogado, Doutor em Educação e Mestre em Administração e Direito.
Profa. Ma. Bianca Santana
No doutorado em ciência da informação, na Universidade de São Paulo, pesquisa a escrita autobiográfica de mulheres negras. É colunista da revista Cult. Consultora de projetos em instituições públicas e privadas nas temáticas de gênero, raça, relações raciais, escrita, educação, cultura digital. Com experiência docente no ensino superior e na educação básica, facilita cursos, workshops e oficinas. Palestrante em eventos nacionais e internacionais. Autora do livro Quando me descobri negra.
Mediador: Prof. Dr. Alexandre Barbosa (FAPCOM)