Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

A FAPCOM

FAPCOM_2019-site A FAPCOMA FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, fundada em 31 de outubro de 2005, nasceu para ser uma instituição referência na área da Comunicação Social.

Pertencente à Paulus, instituição marcada pela ética, inclusão social e dirigida pelos Paulinos, presentes no Brasil há 90 anos, iniciou sua atuação no Ensino Superior com o Curso de Comunicação Social, oferecendo quatro habilitações:  Jornalismo, Rádio e Televisão, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Em 2011, lançou o curso de Filosofia FAPCOM, inaugurando um novo segmento na Educação Superior: refletir as questões humanas e contemporâneas de um modo filosófico, e focado nos processos de comunicação que permeiam nossa sociedade.

Em 2013, lançou os cursos de Graduação Tecnológica em Fotografia e em Multimídia, com duração de 2 anos.

Em 2014, lançou os cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Mídias Religiosas e Produção Editorial.

Em 2015, lançou o curso de Graduação Tecnológica em Audiovisual, que foi autorizado com nota máxima na avaliação do MEC.

Em 2017, lançou a Revista de Comunicação da FAPCOM – PAULUS e a Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gestão de Serviços do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Em 2018, início da primeira turma do curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Produção Editorial.


Missão Institucional

Promover o ser humano por meio de uma formação integrada às áreas de comunicação, filosofia e tecnologia, com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, para atuar no mundo do trabalho com profissionalismo, ética e responsabilidade social.

Valores Institucionais

Os valores que norteiam a FAPCOM se fundamentam em princípios cristãos expressos no modo de ser do apóstolo Paulo, marcado pela universalidade, respeito ao próximo, diálogo com as culturas, ética, justiça e solidariedade.

Visão Institucional

Ser uma instituição de referência acadêmica nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia, que integra conhecimentos teóricos e práticos, associados aos valores humanísticos e culturais, aliados à criatividade e inovação.


História da Pia Sociedade de São Paulo, mantenedora da FAPCOM

Pia-Sociedade-de-São-Paulo A FAPCOMTiago Alberione nasceu em São Lourenço de Fossano, Itália, no dia 4 de abril de 1884. É o quinto filho de Miguel Alberione e Teresa Rosa Alloco, modestos agricultores. Iniciou sua vida religiosa aos 6 anos, quando afirmou que queria ser padre.

Frente a tantas mudanças sociais, Alberione sonhava em fazer algo por Deus e pela humanidade do novo século. Em 20 de agosto de 1914, concretizou esse sonho com o início da Escola Tipográfica Pequeno Operário, na cidade de Alba, Itália, que mais tarde seria chamada de Pia Sociedade de São Paulo — PAULUS, instituição religiosa que tem por missão evangelizar com a ajuda da imprensa e dos meios multimediais.

Junto com a PAULUS, Alberione fundou uma grande família religiosa, a família paulina, que compreende, além da Pia Sociedade de São Paulo, a Pia Sociedade Filhas de São Paulo — Paulinas, a Pia Discípulas do Divino Mestre, Irmãs de Jesus Bom Pastor — Pastorinhas e a Congregação Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos para as Vocações — Irmãs Apostolinas.

Em 1931, a Pia Sociedade de São Paulo chega ao Brasil com os pioneiros Pe. Xavier Boano e Sebastião Trosso. Uma vez instalados, a primeira ação dos paulinos foi assumir o jornal La Squilla, dirigido à colônia italiana em São Paulo. Dá-se assim início à missão da PAULUS no país. No mesmo ano publicaram o primeiro Santo Evangelho no Brasil, que teve tiragem de 10 mil exemplares.

Após a impressão do Santo Evangelho, inicia-se a produção de livros. Fiel ao ideal de “falar de tudo cristãmente”, a PAULUS, hoje, tem publicações nas mais variadas áreas: antropologia, apoio pedagógico, autoajuda, bíblicos, catequese, comunicação, devocionais, dicionários, documentos da Igreja, educação, espiritualidade, ética, filosofia, história, infantojuvenil, literatura, pastoral, psicologia, sociologia e teologia. Atualmente, a Editora conta com mais de dois mil títulos organizados em seus catálogos.

Além de Bíblias e livros, a PAULUS tem consistente atuação com periódicos (folhetos litúrgico-catequéticos e revistas). O mais popular deles — O Domingo — tem tiragem semanal de quase dois milhões de exemplares.

Como editora multimedial, atua também na área de música, da erudita à popular, da música para relaxamento a cantos litúrgicos. Possui também vídeos religiosos e pedagógicos.

A PAULUS está atualmente em 33 países, com editoras, livrarias, produções jornalísticas e musicais, programas de rádio, audiovisuais, multimídia, centros de estudo, pesquisa e formação.

Em 1991, a Pia Sociedade de São Paulo iniciou o processo de unificação da marca. O designer italiano Giorgetto Giorgiano criou a logomarca atual em 1993, que passou a ser usada em todos os países. A nova proposta expressa a missão da PAULUS, pois representa o encontro do ser humano com Deus e o reconhecimento dos valores humanos por meio da identificação com Cristo Caminho, Verdade e Vida. No Brasil, o lançamento da nova marca aconteceu em agosto de 1994.


Confira aqui a publicação no Diário Oficial da União – Seção 1 de 15/08/2016, a Portaria nº 867 de 12 de agosto de 2016, o Recredenciamento  da FAPCOM.