Ativo 1
Ativo 7

Sobre o Evento

Com a plataformização da Internet e a manipulação dos algoritmos, as mídias digitais tendem a criar bolhas virtuais em que os usuários são expostos a conteúdos que reforçam suas crenças, opiniões e interesses, criando um mundo cada vez mais divergente e polarizado, além de alimentar a desinformação e a intolerância. Esse paradigma coloca a FAPCOM (Faculdade Paulus de Comunicação) como um espaço para debater como a desinformação representa desequilíbrio na expressão de diferentes pontos de vista e causa riscos à democracia.

Programação - Dia 20 de Agosto

Como os algoritmos guiam as nossas vidas?

A mesa propõe fomentar o pensamento crítico a respeito do processo de manipulação das massas por meio dos veículos de comunicação massivos e segmentados. A proposta é ilustrar como a suposta liberdade na escolha de conteúdos no ambiente virtual estimula a polarização, as chamadas bolhas virtuais e a audiência hipersegmentada.

Terça-Feira | 19h30

DR. ALAN ANGELUCI

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq. Professor Doutor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação (PPGCI e PPGCOM). Líder do grupo de Pesquisa Smart Media Users. Desenvolveu estudos de pós-doutorado na ECA/USP e na University of Texas at Austin, Estados Unidos. Doutor pela Escola Politécnica da USP, com período de Doutorado na University of Brighton, Inglaterra. Mestre e bacharel pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

ME. WILIAN MIRON

Mestre em Ciência Política (IFCH/Unicamp), com especialização na mesma área (FESP-SP). Estuda a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo nos estados, coalizões, representação política, accountability horizontal e democracia. Também é jornalista e atualmente trabalha na reportagem e edição de notícias no Broadcast da Agência Estado, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado/Estadão. Antes, atuou como repórter e editor em veículos como o Diário do Comércio & Indústria (DCI), Agência Dinheiro Vivo, Portal Teletime e Revista Franquia & Negócios, Agência CMA, Rede Record, entre outros canais de comunicação.

Inscrições Dia 20

Programação - Dia 21 de Agosto

O combate à desinformação nas plataformas digitais

A proposta é debater o aumento de conteúdos falsos veiculados nas mídias digitais e as estratégias em tramitação nas iniciativas pública e privada para regular o uso de inteligência artificial a fim de minimizar os impactos de fake news na opinião pública. A partir deste prisma, discutir estratégias que focam a manipulação ética de dados e a educação midiática.

Quarta-Feira | 08h

DR. DIOGO RAIS

Doutor em Direito Constitucional, advogado com mais de 20 anos de experiência em assessoria e consultoria jurídica. Desde 2010, dedica-se aos temas da Liberdade de Expressão, Direito Digital e Democracia. É professor de Direito Eleitoral e Direito Digital, autor de livros e artigos sobre tecnologia, liberdade de expressão, democracia, privacidade, fake news e cidadania. Foi colunista nos jornais Valor Econômico e Folha de São Paulo. Convidado pela relatoria especial de liberdade de expressão da OEA para colaborar com o guia de combate à desinformação. Participou de audiências públicas no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e no Supremo Tribunal Federal e na elaboração de resoluções sobre propaganda eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral para as eleições de 2018 até 2024.

ME. BÁRBARA LIBÓRIO

Jornalista especializada em investigação e dados. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (PósCom) com apoio da CAPES e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional (DataJor) e membro do CHECAR - Checagem, Educação, Comunicação, Algoritmos e Regulação. É também diretora de conteúdo do Instituto AzMina. Foi editora do Aos Fatos, da Época e do Canal Meio. Como repórter, passou por IstoÉ, iG e Folha de S.Paulo. Ganhou prêmios internacionais como o Prêmio de Jornalismo Gabriel García Márquez e nacionais como o Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.

Ativo 7

Inscrições Dia 21

Comissão Organizadora

Pe. Erivaldo Dantas, Prof. Tiago Casado, Profa. Rita Donato, Profa. Amanda Generozo, Prof. Fábio Munhoz e Prof. Fernando Mariano.

Faculdade Paulus de Comunicação

Rua Major Maragliano, 161 | São Paulo - SP