Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Programa de Iniciação Científica

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE LETIVO DE 2024

Período: de 10/06/2024 a 12/08/2024

DOS CRITÉRIOS DA INSCRIÇÃO

Para a inscrição, o pré-projeto de Iniciação Científica deve ser enviado para o e-mail
[email protected], em formato PDF, e conter as seguintes informações:

1. Nome do aluno;
2. Curso do aluno;
3. Nome do projeto de pesquisa;
4. Indicação da linha de pesquisa;
5. Indicação do grupo de estudos, com seu respectivo orientador, em que deseja trabalhar,
conforme o edital;
6. 01 cópia em formato PDF do Pré-projeto de pesquisa;
7. Ter disponibilidade de quatro horas semanais dedicadas à Iniciação Científica.

 

Os projetos devem estar em conformidade com o Edital nº 08/2024 – Processo Seletivo de Iniciação Científica Tecnológica, Experimental, Artística e Cultural – 2024/2.

Confira o edital na íntegra, clicando aqui.

Não serão aceitos projetos enviados fora do período de inscrição


OBJETIVO

Selecionar pré-projetos de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural que estejam em
consonância com as linhas de pesquisa e grupos de estudos vigentes:

 

Linha I – Comunicação, Cultura, Sociedade e Educação

A FAPCOM estabelece para a “linha de investigação 1” o estudo que contempla a relação da Comunicação com a Cultura, a Sociedade e a Educação, tendo presente que essas três dimensões da vida humana são fundamentais para a construção da sociedade e para a formação do homem contemporâneo: 1. A cultura (como a “ambiência” formada pelo homem e influenciado por ela); 2. A sociedade (como o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que integram entre si, constituindo uma comunidade) e 3. A educação (que envolve os processos de ensinar e de aprender). O Núcleo de Pesquisa da FAPCOM se propõe investigar a Comunicação e a sua interconexão com a Cultura, a Sociedade e a Educação, na construção da visão sobre o mundo.

 

Linha institucional I – Comunicação, Cultura, Sociedade e Educação

Comunicação, Cultura e Identidade: Questões de Etnia, Raça e Gênero em processos comunicativos na contemporaneidade

Prof. Dr. Renato Candido Lima

Ementa: O Grupo de Estudo “Comunicação, Cultura e Identidade: Questões de Etnia, Raça e Gênero em processos comunicativos na contemporaneidade” busca construir um campo de pesquisa que dialogue com as áreas das Relações Públicas, Jornalismo, RTVI e Produção Audiovisual, tendo comunicação, cultura e identidade como referenciais gerais, as questões de etnia, raça e gênero como parte de suas preocupações. Narrativas e memórias inseridas em mensagens desenvolvidas nas áreas citadas compõem o corpus da pesquisa a partir do qual docentes e discentes direcionarão seu trabalho buscando compreender o lugar de fala desses segmentos sociais.

 

Comunicação, psicanálise e marxismo: conexões contemporâneas

Prof. Dr. João Elias Nery

Ementa: O Grupo estuda aspectos da contemporaneidade a partir de referenciais teóricos centrados na produção de Karl Marx e Sigmund Freud, além de seus comentadores, especialmente aqueles que estabelecem conexões entre suas áreas de origem e a comunicação social, buscando compreender as relações sociais e culturais que ocorrem no âmbito da Sociedade em Redes.

 

Produções sonoras e audiovisuais: a criação de sentidos nas diferentes etapas de produção.

Prof. Esp. Lucas Jahnel Cangelli

Ementa: Este grupo de estudos tem como objetivo estudar as etapas de produção de obras artísticas e culturais com o intuito de conhecer e analisar as criações de sentido na confecção de roteiros, no uso das linguagens sonora e audiovisuais para a direção, produção e pós-produção dessas obras a partir da semiótica.

 

Linha institucional II – Comunicação, Tecnologias, Ambiente Digital e Mídias Narrativas fotográficas e o tempo através das múltiplas técnicas.

Profa. Dra. Luma Santos de Oliveira

Ementa: A iniciação artística proposta, intitulada “Narrativas fotográficas e o tempo através das múltiplas técnicas” tem como objetivo explorar a fotografia artística em um contexto acadêmico, enriquecendo o repertório de estudantes de diversos cursos de comunicação. Através de oficinas práticas, análise crítica de imagens e desenvolvimento de projetos individuais, o projeto visa capacitar os participantes a compreender as técnicas fotográficas, a relação entre o tempo e a narrativa visual, bem como a expressão artística pessoal. Utilizando a infraestrutura e os equipamentos disponíveis na faculdade, os encontros semanais, com atividades práticas e discussões conceituais, promovem a interação e a colaboração, culminando na criação de um portfólio online coletivo. Este projeto oferece uma oportunidade de aprofundar a compreensão da fotografia como meio de comunicação artística, promovendo o crescimento expressivo e acadêmico dos participantes.

 

A História contada pelo lado de lá: Novas percepções do jornalista, novas formas de contar histórias.

Profa. Dra. Vaniele Barreiros da Silva

Ementa: Uma nova perspectiva do contar histórias jornalísticas. Essa é a proposta: a de buscar novas formas de se retratar os fatos, cerceado do afeto por parte do indivíduo que se identifique. Procura-se assim leitores que se reconheçam com a história, não apenas estar restrito ao ser fonte, normalmente, reforçando mazelas. Claro, que esse espaço a ser ocupado é composto por contadores de história que proporcionem identificação para com a história. Portanto, pode ser um importante elemento que ajude o jornalismo se aproximar de mais leitores e expectadores da mídia contemporânea.

 

Comunicação de causas em organizações sociais e em contextos comunitários

Prof. Me. Fábio Alessandro Munhoz

Ementa: A presente proposta de grupo é uma atualização das reflexões sobre a comunicação de causas enquanto dimensão estratégica não ficando restrito somente à área das Relações Públicas, mas para alunos que desejam pesquisar sobre a comunicação em contextos comunitários e de organizações sociais, especialmente em um cenário onde as tecnologias digitais explicitam novas dinâmicas de articulação e mobilização. O grupo propõe a produção de projetos experimentais de comunicação e causas a fim de buscar um espaço de reflexão e construção de conhecimento sobre comunicação em contextos comunitários.

 

Infotenimento, kitsch e endereçamento: diálogo informal, humor velado e hibridismo genérico em programas telejornalísticos e talkshows brasileiros.

Prof. Me. Bruno César dos Santos

Ementa: O Grupo de pesquisa tem o interesse em descrever as estratégias de conversação e construção de sentidos em telejornalísticos e talkshows brasileiros, exibidos em emissoras abertas e fechadas de televisão, bem como canais de pessoas ou grupos em plataformas de vídeos e conteúdos audiovisuais. Para tal, serão observados programas e materiais que apresentem dialogo informal, humor velado e coloquialismo em sua estrutura funcional. Neste sentido, o pano de fundo reside numa nova proposta de produção audiovisual, que mescla características de diferentes gêneros discursivos e televisivos, como o telejornalismo e o humor. Desta forma, a proposta de pesquisa docente reside na coleta e seleção de episódios dos seguintes programas, exibidos durante 2016 e 2017: The Noite (SBT), Bolívia Talk Show (Youtube), Programa do Porchat (Record), Arte do Encontro (Canal Brasil), Heavy Lero (Youtube), Lady Night (Multishow) e Conversa com Bial (Globo), Café Filosófico (CPFL/TV Cultura) entre outros. Por sua vez, os projetos de pesquisa discente estarão inseridos no espectro de pesquisa citados ou em áreas correlatas, como Telejornalismo, Youtube (Conteúdo e Talking Show), Produção de dados em Infotenimento. 

 

Mídia, linguagem e sociabilidade na era da comunicação digital.

Profa. Me. Marcella Schneider Faria Santos

Ementa: A mídia foi reconhecida como agente social desde seu incremento a partir da segunda metade do século XX, seja a partir da perspectiva da Escola Crítica, dos Estudos Culturais ou pela Teoria dos meios. Tal situação social midiático tecnológica ganha novos contornos a partir da emergência das tecnologias digitais de comunicação, que suportam um novo ambiente que permite conexões sociais em múltiplos espaços e tempos. Partindo deste contexto, este grupo de estudos tem como objetivo pesquisar a qualidade das relações e ações sociais experenciadas nesse ambiente de conexão constante. A partir da revisão de literatura de textos clássicos que compõem o campo da sociologia da comunicação (Breton & Proulx, 2013; Maigret, 2010; entre outros), das teorias da comunicação (Adorno e Horkheimer, 2006; McLuhan, 2004; Baudrillard, 1973; Debord, 2017; Perniola, 2005; Mafesolli, 2002); e da semiótica (Peirce, 2017; Santaella & Nörth, 2017), serão constituídos fundamentos teóricos para que novas elaborações possam ser compreendidas no campo das mídias e comunicação digitais, da ecologia (Di Felice, 2017; Santaella, 2010) da comunicação e do net-ativismo (Di Felice, 2017).

 

Histórias do Rádio e da TV: Em prol da construção do museu da fala do radialismo paulista.

Profa. Ma. Arlete Aparecida Taboada Prof. Me. Bruno César dos Santos

Prof. Me. Fernando Mariano de Siqueira Prof. Me. Wellington Dias de Melo

Ementa: Desenvolvimento de pesquisa com vistas ao registro de memórias do radialismo paulista, a partir de depoimentos de seus realizadores (locutores, produtores, diretores, atores, roteiristas, redatores, técnicos de som dentre outros profissionais). Terá como ponto de partida as atividades profissionais exercidas na cidade de São Paulo nos veículos de comunicação Rádio e TV, com possível extensão da pesquisa ao estado de São Paulo a partir de parcerias ou redes de colaboração a outros grupos de pesquisa. A primeira fase do projeto se deterá em profissionais do Rádio. Visa este grupo de estudos, ao final, da primeira etapa registrar os resultados em quatro produtos midiáticos: livro impresso, e-book, documentários em áudio e em audiovisual.

 

Ética e Estratégias de Comunicação nas Relações Públicas

Profa. Ma. Denise Marciano de Aquino Profa. Ma. Taís Silva Oliveira

Ementa: O GECE-RP propõe-se a investigar os desafios éticos e as estratégias de comunicação adotadas pelas Relações Públicas na era digital, explorando seus impactos nas organizações e na sociedade contemporânea. O grupo buscará contribuir para o desenvolvimento de um entendimento crítico sobre as questões éticas e as melhores práticas de comunicação para profissionais de Relações Públicas.

 

Linha institucional III – Comunicação, Filosofia, Ética e Religião

Tecnologia e Sociedade

Prof. Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar

Ementa: A relação entre tecnologia e sociedade desponta como um dos grandes desafios éticos do século XXI. Nesse sentido, o objetivo deste grupo de estudos e pesquisa é refletir acerca da tecnologia e dos seus temas filosóficos próprios a fim de compreender aspectos fundamentais do mundo contemporâneo. Em um primeiro momento, articularemos a leitura e análise de textos fundantes da filosofia da técnica e da tecnologia, notadamente os textos de M. Heidegger, G. Simondon, A. Leroi-Gourhan e P. Sloterdijk. Em seguida, relacionaremos essas discussões com as questões ecológicas contemporâneas para, enfim, buscarmos compreender como essa relação entre tecnologia e ambiente influencia certos aspectos da realidade social e da vida cotidiana. Pretende-se agregar trabalhos de iniciação científica interessados tanto na análise de textos da tradição cujo problema da técnica é central, quanto trabalhos que se interessem em refletir filosoficamente o problema da tecnologia nos processos e dinâmicas ambientais, culturais, comunicacionais, religiosas e sociais do mundo atual.

 

Metafísica contemporânea e tradição filosófica

Prof. Dr. Pedro Monticelli

Ementa: Trata-se de pesquisar aspectos das fontes histórico-sistemáticas antigas e medievais da filosofia contemporânea de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein. Dessas diversas fontes, destacam-se Aristóteles, Agostinho e Tomás de Aquino. As discussões centrais são sobre Metafísica, Lógica, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Linguagem. Recorta-se, em cada semestre, um determinado tema para as reuniões conjuntas do grupo.

 

Filosofia do Presente: discurso, poder, corpo, mídia e sexualidade.

Prof. Dr. Luiz de Camargo Pires Neto

Ementa: Partindo das concepções, engendradas pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), de “filosofia como diagnóstico do presente” (FOUCAULT, “Qui êtes-vous, professeur Foucault?”, In. DE1, p. 634) e de “filosofia como jornalismo radical” (FOUCAULT, “Le monde est un grand asile”, In. DE2, p. 434), este grupo de estudos pretende refletir questões existentes em nossa contemporaneidade à luz do pensamento desenvolvido no decorrer da história da filosofia. Descrever a atualidade, refletir sobre ela e desconfiar do que parece ser evidente são os principais objetivos aqui propostos. Os textos filosóficos são considerados – assim como propõe Foucault – “pequenas caixas de ferramentas” (FOUCAULT, “Gerir os ilegalismos”, p. 52) das quais podemos nos servir para “produzir um curto-circuito” no âmbito do pensamento. As temáticas abordadas surgem da curiosidade, do incômodo e do desejo dos pesquisadores. Discurso, poder, mídia, corpo e sexualidade, são conceitos que, de certa forma, balizam o campo a ser investigado.

 

Filosofia e outros saberes na cultura popular: a poesia, a música e a literatura como meios de disseminação de conhecimento

Prof. Dr. Carlos Jacinto Nascimento Motta

Ementa: O grupo de pesquisa “Filosofia e outros saberes na cultura popular: a poesia, a música e a literatura como meios de disseminação de conhecimento” tem por objetivo pesquisar em variadas fontes literárias (sem excluir outras de caráter artístico-cultural) a presença de elementos filosóficos, esparsos ou diretos, diluídos nos enredos, personagens, acontecimentos, ambientes etc. Partindo da ideia de que toda produção cultural traz em si alguma cosmovisão (visão de mundo), antropologia, ética, teoria do conhecimento, pretende-se elucidar nas obras ou autores escolhidos individualmente pelos pesquisadores que modos de filosofar são utilizados pelos autores.